Associadas adaptam a realização de palestras temáticas e Sipats ao contexto de pandemia

Ainda não é hora de relaxar as recomendações que norteiam os protocolos de prevenção à Covid-19. A colaboração de todos é de grande importância para que os níveis de transmissão da doença sigam controlados. De modo geral, o setor da construção tem aderido às regras de bioproteção, como o uso de máscara, higiene frequente das mãos e o distanciamento social.

A pandemia afetou também a organização de eventos educativos, como Sipats ou a promoção de palestras de conscientização sobre temas variados. Neste momento, a tecnologia tem sido uma grande aliada e uma opção na transmissão de conhecimento e na disseminação de experiências. A realização de lives, webinares e de outras reuniões virtuais tem sido um dos recursos adotados por várias empresas para fazer chegar informações sobre saúde e segurança aos seus colaboradores. 

 A Sipat 2020 do Grupo EPO foi organizada de forma a reduzir a possibilidade de aglomeração. A empresa organizou uma espécie de “Sipat itinerante”. “Ao chegar a cada uma das obras envolvidas com esta atividade, o trabalhador já encontrava o espaço caracterizado para o evento. Ao invés de ser encaminhado para um local que concentrava as apresentações e treinamentos, foram montados postos onde ele recebia orientações e participava de alguma ação educativa” – conta o Gestor da Qualidade, Segurança e Meio Ambiente, Leandro Campos. Um dos postos ficava localizado na calçada da obra, onde um ator do Grupo de Teatro Empresarial Todo Cultura recebia o trabalhador chamando sua atenção para o tema do dia. No segundo posto, na portaria da obra, o funcionário recebia um “Kit Higiene”, com um alerta sobre a Covid-19. No terceiro posto, já dentro da obra, outro ator reforçava informações alusivas ao tema da Sipat. No quarto posto, o colaborador recebia um panfleto com orientações sobre os assuntos abordados e um Quiz, que deveria responder para concorrer a brindes. No último posto foi entregue a cada participante um kit com um lanche especial e no espaço do refeitório, que teve sua capacidade de ocupação reduzida em 50% , foi veiculado um vídeo de 5 minutos com orientações da diretoria e da equipe realizadora da Sipat. Terminada a projeção do vídeo, o local era higienizado para receber outra turma.

As associadas Direcional Engenharia, Araújo Abreu e Construtora Sudoeste contaram com o apoio de profissionais do Seconci-MG para abordar o Diagnóstico Precoce do Câncer de Próstata e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O Urologista Roberto Amaral Costa e a Ginecologista Elza Brandão, que atendem na entidade, gravaram palestras sobre os temas, que foram replicadas nas obras.

Caso sua empresa queira conhecer os produtos da Todo Cultura, grupo de teatro empresarial e de produção de conteúdo audiovisual parceiro do Seconci-MG, entre em contato através do telefone (31)3032-0462 ou pelo e-mail [email protected]. Empresas associadas ao Seconci-MG e ao Sinduscon-MG têm direito a desconto no valor do investimento.