Campanha “Doe órgãos, doe vida”

Colaborando com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Seconci-MG apóia a campanha “Doe órgãos, doe vida”, desenvolvida pela SES-MG em conjunto com a Central Estadual de Transplantes (MG Transplantes). Apesar de ser mais evidenciada em setembro, a campanha não se restringe ao referido mês, tendo um caráter de conscientização contínua. 

O Brasil possui o maior sistema público de transplantes no mundo, e é o segundo país em número absoluto de transplantes, ficando atrás somente dos Estados Unidos. O Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro financia 92% dos procedimentos relacionados ao transplante no país. No SUS, os pacientes possuem assistência integral, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante. O Estado de Minas Gerais oferta transplante de coração, córnea, fígado, medula óssea, pâncreas, pele, rim, rim conjugado com pâncreas e tecido músculo esquelético.

Em vida, o doador deve ser cidadão juridicamente capaz, que, nos termos da lei, possa doar órgão ou tecido – rim ou medula óssea e, ocasionalmente, parte do fígado ou do pulmão – sem comprometimento de sua saúde e aptidões vitais. Segundo a legislação, parentes até quarto grau e cônjuges podem ser doadores; não parentes, somente com autorização judicial.

Já de doadores falecidos, que tenham tido morte encefálica, podem ser retirados para transplante: córneas, rins, pulmões, fígado, coração, pâncreas, intestino, pele, ossos e tendões. Um único doador pode salvar muitas vidas. Para ser um doador de órgãos, é preciso manifestar seu interesse a familiares, informando-os corretamente sobre essa questão. São eles que irão consentir ou não a respeito da doação de órgãos.

Neste link você pode se informar mais sobre a campanha e ter acesso aos materiais disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde para divulgação em sua empresa e canteiros de obra. Divulgue esta iniciativa em sua empresa!