Conheça as campanhas da SES-MG em andamento

A saúde é um dos pilares de atuação do Seconci-MG. Além de nossos atendimentos, também desenvolvemos e participamos de diversas campanhas educativas nesse sentido. Recentemente, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) – parceira do Seconci em campanhas e ações na área – vem chamando atenção para três grandes temas: doação de sangue, vacinação e o papel de educadores em estratégias de imunização. 

Semana do Doador de Sangue

Na última semana, hemocentros de todo o país se reuniram na Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A campanha busca incentivar a doação de sangue. 

O hábito de doar sangue ajuda hospitais, pacientes, hemocentros e a sociedade como um todo, além de dar mais segurança ao cidadão que, a qualquer momento, pode necessitar do procedimento transfusional. E quem não pode doar, também pode dar sua contribuição, conscientizando outras pessoas sobre a importância e necessidade de doadores voluntários.

Esse gesto de solidariedade é fundamental para salvar vidas. Doe também! Saiba mais e agende sua doação no site do Hemominas: www.hemominas.mg.gov.br 

Vacinação

A Campanha Nacional de Multivacinação e a Campanha de Vacinação contra o Sarampo foram prorrogadas para até o dia 04 de dezembro! A vacinação é a maneira mais eficaz e segura de prevenir diversas doenças. 

Nosso país é referência mundial neste tema. O Programa Nacional de Imunizações (PNI), oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), promove o acesso gratuito às vacinas, respeitando critérios e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

A Campanha Nacional de Multivacinação é uma oportunidade para que crianças, adolescentes, adultos e idosos compareçam à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa para verificarem se estão com as vacinas em dia.A campanha também engloba a imunização contra a Poliomielite.

Já a Campanha de Vacinação contra o Sarampo busca proteger a população e controlar possíveis surtos da doença, que é extremamente contagiosa e pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. A campanha vai até o dia 20 de novembro, e tem como público-prioritário pessoas de 20 a 49 anos de idade em todo o país.

Saiba mais sobre as campanhas no site da SES-MG: www.saude.mg.gov.br/vacinacao 

Simpósio de Conscientização sobre a Doença Meningocócica

No dia 10 de dezembro, acontece o Simpósio de Conscientização sobre a Doença Meningocócica, evento voltado para profissionais da educação e saúde que irá discutir o papel da escola e de educadores na vacinação dos adolescentes e no sucesso de estratégias de imunização. O evento acontece de forma online, e inscrições podem ser feitas clicando aqui.