Dengue: intervenção educativa no canteiro de obras

Temos acompanhado o recrudescimento do número de casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue, a chikungunya e o zika vírus. Com um foco quase absoluto na pandemia de Covid-19, há uma tendência em relaxar os cuidados preventivos contra a proliferação do mosquito. Os desafios para evitar o surgimento e eliminar criadouros já existentes devem continuar e é preciso colaborar com o poder público nesta luta contra o mosquito.

Diariamente, o Serviço Social faz um alerta sobre o assunto nos treinamentos admissionais promovidos pelo Departamento de Segurança no Trabalho na sede do Seconci-MG. A participação nos treinamentos, para realização de uma palestra institucional sobre a entidade, inclui uma fala sobre as principais formas de prevenção da dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Para complementar, é dado ao participante um impresso que destaca medidas simples para evitar a proliferação do mosquito nas residências e no ambiente de trabalho.

Intervenção educativa no canteiro de obras – Sempre que possível, o Seconci-MG intermedia contatos e providências para promover ações educativas nas obras. Nesta quinta-feira, 30 de junho, colaboradores da Somattos Engenharia assistiram a uma palestra sobre a dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, ministrada pelo biólogo e técnico superior de saúde Diego Guedes de Oliveira. A intervenção foi articulada com o apoio do gerente adjunto de operações de campo Vitor Dias, da Diretoria de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). Antes, na véspera da palestra, foi realizada uma vistoria preventiva no canteiro de obras para identificação de eventuais focos de Aedes, pois a melhor maneira de prevenir a dengue se faz através do combate à proliferação do mosquito e da eliminação de criadouros (locais nos quais se acumule água limpa e parada, onde o mosquito deposita seus ovos). A expectativa é de que ações como esta repercutam e ganhem força, pois a conscientização também é uma arma eficaz no combate à dengue.