Dia Nacional da Construção Social conta com quase 700 pessoas na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Belo Horizonte foi uma das 30 cidades que promoveram o Dia Nacional da Construção Social neste ano. Apenas na capital mineira, foram realizados 2.465 atendimentos nas áreas de saúde, cidadania e lazer, através da colaboração de 155 voluntários das entidades realizadoras e parceiros. Os números mostram um empenho do setor, apesar de suas dificuldades, em prol do bem estar de seus trabalhadores e familiares destes. 

Além de oferecer um dia agradável, disponibilizando lanche, almoço e toda a infraestrutura do Clube do Trabalhador do Sesi de Betim ao público, com piscinas, campos de futebol, saunas, playground, churrasqueiras e quadras de futsal, tênis, vôlei, peteca e basquete, o evento também tem como um de seus pilares a promoção da saúde. Nesta edição, contamos com aferição de pressão arterial, testes de glicemia, testes de acuidade visual, vacinação, exames rápidos de HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis e orientações sobre DSTs com distribuição de preservativos. O Seconci-MG também levou sua Unidade Móvel Odontológica, e os participantes puderam realizar limpezas de dentes com profissionais da entidade. 

Júlia Gonçalves de Jesus, chefe administrativa da Sengel Construções, participou das ações de

saúde. Ela adorou o atendimento: “Conferi a minha glicemia e a pressão arterial. Esse trabalho de promoção à saúde no Dia Nacional é importante porque ajuda o  trabalhador e sua família

a ficarem mais conscientes de que a saúde é um bem, o nosso maior patrimônio”, observou.

Outro foco importante do DNCS é a cidadania. Dentro do tema desta edição, “O mundo está mudando, e você?”, além de oferecer orientações sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos e de cursos profissionalizantes promovidos pelo setor, o evento também contou com um espaço de oficinas, em que se podia aprender a produzir colares a partir de materiais reaproveitados. Outra atração que fez sucesso foi a Parede Interativa, levada pelo Senai. Nela, o público podia testar sua coordenação motora em uma atividade que movimentou o evento. Também era possível observar, na prática, conceitos de alvenaria, drywall, técnicas de pintura, aplicação de cimento queimado e várias outras inovações e tecnologias do setor de construção civil. 

Crianças e jovens tiveram, mais uma vez, um espaço dedicado a elas, onde os mais novos, enquanto não estavam pulando e brincando na Rua de Lazer, podiam colorir e desenhar. Já os mais velhos, puderam escolher obras de literatura e gibis para lerem e levarem para casa. A ideia fez sucesso nos anos anteriores e os organizadores fizeram questão de trazê-la novamente ao DNCS 2019. Karoline Barroso de Azevedo, 11 anos, adorou participar do Cantinho da Leitura e levou três livros para casa. “Desde pequena minha mãe me fala como a leitura é importante. Na escola, a professora também pede para a gente ler muito. Gosto mais dos livros de comédia e de aventura”, ressaltou.O espaço foi palco, ainda, para um Contador de Histórias, que prendeu a atenção não só das crianças, mas também dos adultos. 

Enquanto isso, outros participantes aproveitaram para participar do Torneio de Truco, competição já tradicional e que sempre movimenta o evento. A competição foi vencida por Junior Chaves Ribeiro (Monterre Construtora) e Helio da Silva (Trena Terraplanagem). Em segundo lugar, ficaram Wadley Victor e Gleidson Santos, ambos da Mip Edificações.

Quem não se dá muito bem com o baralho aproveitou para repaginar o visual com um novo corte de cabelo, uma aparada na barba, ou fazendo as unhas. Thiago Silva Rodrigues, que trabalha na Sengel Construtora, elogiou as atrações deste ano do DNCS. “Cortei o cabelo, fiz exame de vista e limpeza nos dentes. Gostei muito!”

A Presidente do Seconci-MG, Danuza Prates Octaviani Bernis Mohallem, esteve presente mais uma vez no DNCS. Ela destacou sua importância no calendário de eventos da construção civil nacional: “é um momento de estarmos cada vez mais próximos dos nossos colaboradores. Somos o setor que mais emprega no país, e é uma preocupação nossa que essas pessoas tenham uma vida social digna. Nós do Seconci-MG, do Sinduscon-MG,  do Sesi e da Fiemg estamos juntos neste dia para reforçar a importância que o trabalhador da construção civil tem para o nosso país.”

O evento contou ainda, com duas apresentações teatrais: uma, do Sesi em Cena, sobre a importância do combate ao Aedes aegypti. A outra, em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, abordou a violência contra a mulher, e promoveu uma reflexão sobre situações que parecem irrelevantes, mas que evoluem para violências cada vez mais graves. O DNCS foi encerrado com uma apresentação musical do grupo Nando Mendes e Banda, para animar o almoço fornecido pelo evento. O público pôde curtir o clube durante todo o dia. 

O DNCS 2019 foi promovido pela Cbic e correalizado pelo Sesi Nacional. Em Belo Horizonte, foi organizado pelo Sinduscon-MG e seu braço social, o Seconci-MG, e conta com parceiros que nos ajudam a oferecer atrações variadas e de qualidade: Laboratório São Paulo, Laboratório Laborclínica, Óticas Diniz, Cemig,Prefeitura Municipal de Betim, Sepadi Betim, Faculdade Unincor, Glaxo SmithKline (GSK), Oral-B e Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Confira mais fotos do DNCS 2019 em nosso Facebook.