Fala da Presidente

Quando planejamos a pauta da edição nº 258 do Seconci News, há um mês, não imaginávamos que viveríamos tantas incertezas em relação ao futuro e à espera de definições sobre como enfrentar uma pandemia que tomou o mundo de assalto. Estávamos com nossas atividades e serviços em curso, sugerindo que o setor da construção civil e, por tabela, nossa entidade, começavam a tomar fôlego, após um período de grande retração econômica. Já havíamos tomado medidas reestruturantes com vistas a manter o atendimento de qualidade que vimos prestando ao longo destes 28 anos de funcionamento. Era para ser uma “brecha” de respiro, mas eis que a realidade mudou novamente, nos jogando numa crise sem fronteiras e sem antecedentes. O momento, agora, é de austeridade e responsabilidade.

Nesta edição atualizamos medidas e estratégias que vimos adotando para seguir enfrentando a contingência da pandemia da Covid-19. Vamos ampliar iniciativas – algumas compartilhadas no ambiente virtual -, com vistas a apoiar as empresas do setor na disseminação de informações e práticas preventivas, buscando conscientizar e envolver nossos trabalhadores na luta para conter os avanços do novo coronavírus. Continuaremos prestando nossos atendimentos de promoção à saúde e segurança, acatando, como sempre, limites que passam pelos direitos e deveres dos nossos colaboradores, e pelo que preconizam os órgãos governamentais e oficiais de saúde, além de respeitar o interesse coletivo na vida em quarentena.          

Os cenários à frente são inquietantes, sob vários aspectos: econômicos, políticos, sociais e institucionais. A pandemia do coronavírus alterou sua rotina e a nossa também. É inevitável se adequar ao momento, romper paradigmas e buscar saídas e soluções possíveis – à luz da razão, da ética e da responsabilidade social que , mais do que nunca, marca nossa atuação. Vida longa, com saúde e segurança, é o que desejamos para nós e para todos os que nos são caros. Que saibamos tirar lições dessa experiência e reforçar valores como solidariedade, empatia, compreensão, tolerância e todos os outros que sustentam toda e qualquer boa convivência.

Danuza Mohalem

Presidente do Seconci-MG