Fundacentro e SIT realizaram webinar em celebração ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

No último dia 28 de abril, a Fundacentro e a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) realizaram Webinar para celebrar o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (SST), data instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), que também remete ao Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho. 

O evento está vinculado às ações da edição 2021 da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat) e foi transmitido pelo canal do Youtube da Fundacentro, tendo registrado mais de 600 participações. Este ano a OIT chama a atenção para a resiliência no gerenciamento de crises e coloca em foco estratégias para fortalecer os sistemas nacionais de segurança e saúde no trabalho, visando à superação de crises agora e no futuro.  

A pandemia da Covid-19 levou governos, empregadores, trabalhadores e a população em geral a enfrentar várias adversidades, não apenas de ordem epidemiológica, social, política e cultural, mas também atingiu o mundo do trabalho. Risco de disseminação do novo coronavírus nos locais de trabalho, alterações na organização das atividades laborais, adoção de recursos como teleatendimento e riscos de segurança e saúde no trabalho, inclusive riscos psicossociais e de violência, estão entre os aspectos do mundo do trabalho afetados pela pandemia.

A pauta do webinar ensejou uma reflexão sobre os princípios de um sistema de segurança e saúde no trabalho resiliente e sobre a saúde e a segurança em tempos de pandemia. Também foram discutidos os desafios para a implantação do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) da NR01 e os caminhos para o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).O evento on-line contou com a participação de representantes da Fundacentro, da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília (Sticombe), do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado de São Paulo (Feticom-SP) e da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).  Os Serviços Sociais da Indústria da Construção Civil dos Estados de Minas Gerais e de Brasília (Seconci-MG e Seconci-DF) também apoiaram o webinar.