Justiça pela Paz em Casa – Juíza fala que o caminho para combater a violência passa pela educação

No segundo dia do evento, a juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, da Vara Especializada em Crimes contra a Criança e o Adolescente da capital, proferiu palestra sobre violência doméstica e sexual no canteiro de obras da Construtora Sudoeste, em Belo Horizonte.

“O melhor caminho para o combate a todos os tipos de violência é a educação, que no caso foi trazida através de uma conversa construtiva, com preciosas informações sobre a temática”, afirmou a juíza. Segundo a magistrada, vários comportamentos que muitas vezes são encarados com naturalidade, ou até como prova de amor, como ciúmes e o controle sobre outra pessoa, foram discutidos na palestra. O objetivo, disse a juíza, “foi provocar a necessária reflexão de que, na realidade, essas atitudes traduzem o sentimento de posse sobre a namorada ou companheira”.

Em relação à violência sexual, a juíza abordou ainda a violência contra crianças e adolescentes, pontuando suas características, penas aplicadas – com especial enfoque no estupro intrafamiliar -, como forma de orientar e alertar sobre a necessária prevenção.

A magistrada avaliou positivamente a oportunidade de conversar com os trabalhadores da construção civil. “A maioria dos trabalhadores da construção civil é de pessoas simples, de poucos estudos e carentes de informações”, afirmou a juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues.

(Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação do TJMG)