Palavra da Presidente | dez/2020

Prezado associado,

Se você está lendo este informativo, é sinal de que acompanha ou passou a seguir um pouco da atuação do nosso Seconci-MG, que neste 2020 completou 28 anos de existência. 

Na presidência da gestão em curso, posso dizer que seguimos trabalhando com o mesmo propósito: proporcionar ao trabalhador do nosso setor oportunidade de melhorar sua qualidade de vida. Este objetivo é nossa força motriz e é ele que nos permitiu enfrentar um ano ímpar, tão difícil, diferente de tudo que já vivemos até então, marcado pela pandemia da Covid-19.

Podemos dizer que o saldo deste “ano pandêmico” é o nosso amadurecimento, nossa resiliência, nossa disposição para seguir em frente, mesmo com as limitações impostas pela nova realidade que estamos vivendo. De natureza assustadora, essa pandemia frustrou planos, adiou projetos, dificultou nossa rotina e ampliou nossos desafios. Mas também trouxe aprendizado, aguçou nossa criatividade e nos deu força e coragem para nos amoldarmos às circunstâncias, para buscarmos alternativas. 

Procuramos manter uma estrutura de atendimento sem muito prejuízo para os usuários de nossos serviços e nossos colaboradores, demonstrando capacidade de adaptação aos imperiosos e imprescindíveis protocolos de bioproteção. Empenhamos-nos na busca e adoção de soluções factíveis para equilibrar a interrupção ou redução de nossas entregas, apesar das dificuldades financeiras e logísticas. 

Em um ano que exigiu tanto de tudo e de todos, podemos dizer que tivemos uma atuação intensa, exercitando e assumindo nossa responsabilidade social. Vimos nos readequando, nos recompondo, procurando driblar as dificuldades geradas pelos reflexos da pandemia. Fomos empurrados para a “vida virtual”, que nos exigiu mais engenhosidade para colocar nossa expertise a serviço de nosso setor – focada nas demandas e vicissitudes do momento. Conseguimos manter o equilíbrio financeiro, lançando mão de recursos e instrumentos disponíveis na legislação trabalhista, com vistas a reduzir despesas e evitar demissões. Atuamos em sintonia com a realidade atual, dentro do possível, reafirmando nossa disposição solidária, com a convicção de que ser solidário neste contexto é principalmente nos comprometer com as regras e opções que garantam segurança aos que trabalham conosco, circulam em nossas dependências ou são afetados de alguma forma por nossas ações e serviços.

Neste 2020 marcado por tantas mudanças e que ainda enseja tantas incertezas, a atitude de cada um foi e continua decisiva. Não poderíamos deixar de agradecer aos nossos mantenedores, gestores, colaboradores, parceiros, apoiadores e beneficiários de nosso trabalho – pela compreensão e comprometimento. Que a solidariedade tão necessária e importante nestes tempos revoltos nunca nos falte! 

E não é hora de relaxar! A pandemia ainda não nos deixou.  Precisamos continuar seguindo as regras básicas de bioproteção (usar máscara, manter o distanciamento social e higienizar as mãos com frequência) e respeitar as medidas de prevenção à disseminação do novo coronavírus, estabelecidas pelo poder público e pelos órgãos oficiais de saúde, e amplamente divulgadas neste e em outros espaços de contato com nosso público de alcance. 

Encerramos o ano manifestando nossa mensagem de fé e otimismo. A todos um forte e grande abraço virtual, fazendo uso deste recurso tecnológico que ganhou força e destaque nesta contingência de pandemia. Renovamos nossas esperanças por um 2021 pleno de saúde e realizações. Feliz Natal! Feliz Ano Novo!

Danuza Mohallem
Presidente do Seconci-MG