Palavra da Presidente

Se tivesse que definir em uma palavra minhas duas gestões na presidência do Seconci-MG , seria “resiliência”. Sob outra perspectiva, poderia escolher “aprimoramento”. Depende da ótica de quem avalia essa experiência na condução de um projeto de responsabilidade social de tamanha importância.

Ao aceitar o convite para compor a diretoria do Seconci-MG em 2017, inaugurando a presença feminina neste cargo, tinha consciência de que enfrentaria uma temporada marcada pelos efeitos da recessão econômica que tanto afetou o setor construtivo na ocasião, com queda no seu ritmo produtivo e aumento do desemprego. Foi um desafio manter e ajustar a estrutura de funcionamento da entidade aos reveses inevitáveis da contração econômica. Nestes trinta anos de história, o Seconci-MG já é uma referência em cidadania e responsabilidade social empresarial e tornou-se uma obrigação moral enfrentar as dificuldades que obstruem seu avanço e o que ele representa para o trabalhador do nosso segmento produtivo.

Com sensatez e parcimônia fomos contornando as adversidades, nos adequando, remodelando nossa atuação, sempre com o apoio dos nossos mantenedores, dos antigos e atuais gestores, e dos nossos profissionais, que nos ajudaram a forjar a missão seconciana, iniciada em 1992 com o compromisso de investir na qualidade de vida dos trabalhadores da construção, através da promoção de sua saúde e segurança no trabalho.

Quando começamos a recuperar o fôlego das atividades produtivas, que repercutem sobremaneira na dinâmica de funcionamento da casa e em nossa capacidade de assegurar a qualidade dos atendimentos e serviços que realizamos, veio a Covid-19. Mais uma vez tivemos que nos adaptar às mudanças impostas pela nova realidade, nos moldar às exigências legais de enfrentamento da pandemia, frear nossos anseios e expectativas de crescimento, de ampliação ou otimização do que ofertamos. Neste atípico segundo mandato, infelizmente, não foi possível avançar muito, mas comemoramos o fato de seguirmos funcionando, graças ao comprometimento de nossos profissionais com a observância das recomendações sanitárias das autoridades públicas de saúde, com os protocolos de bioproteção, com a adoção das medidas que possibilitam, desde sempre, salvaguardar nossa saúde e a dos usuários de nossos serviços. 

Mesmo atravessando momentos de incertezas e atribulações, o Seconci-MG não parou. Foi difícil, algumas vezes desalentador, mas também desafiador para todos nós. Vivemos uma nova realidade e seguimos aprendendo!

Neste momento em que “passo o bastão” para meus sucessores, – sem me desligar do staff gestor – sigo compondo o Conselho Fiscal da entidade -, deixo um legado de mais de dois milhões de atendimentos prestados e me congratulo com todos que me apoiaram na condução desta experiência. Um agradecimento especial aos colaboradores desta casa, que refletem a força do DNA do Seconci-MG e estão sempre  sintonizados com o desenvolvimento deste trabalho social, consolidando nossa missão, que é proporcionar melhor qualidade de vida àqueles que fazem o nosso setor prosperar, aprimorar-se!

Danuza Mohallem – Presidente do Seconci-MG (mandato 09/2017 a 08/2021)