Prevenção às doenças transmitidas pelo Aedes durante a pandemia da Covid-19

Além da pandemia causada pelo coronavírus, o país continua enfrentando cada vez mais casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya. A preocupação aumenta também nesta época devido ao foco no  enfrentamento da Covid-19, que além de apresentar alguns sintomas semelhantes, pode levar a população ao relaxamento nos cuidados para eliminação do mosquito. Embora o coronavírus seja prioridade no momento, não se pode baixar a guarda com as arboviroses e deixar os focos de dengue permanecerem ativos.

A mobilização social voltada para ações educativas de prevenção à dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes deve ser mantida, sem trégua, principalmente durante a quarentena. Não se pode relegar a segundo plano as rotinas com vistas a eliminar os focos de reprodução do mosquito – em casa, na vizinhança e nos locais de trabalho, para os que não estão em completo isolamento.

No Seconci-MG o alerta para o combate ao mosquito continua acontecendo durante os treinamentos admissionais promovidos pelo Departamento de Segurança do Trabalho, realizados sob demanda e com todos os cuidados preventivos, como número reduzido de participantes, que devem usar máscaras e manter o distanciamento de assentos. A intervenção durante o treinamento introdutório é feita por uma profissional do Serviço Social, que além de uma breve apresentação institucional do Seconci-MG, reforça dicas sobre como evitar a propagação do coronavírus e  de  focos do Aedes aegypti  em suas residências  e nos canteiros de obras. Os participantes recebem folders didáticos sobre os dois assuntos.

Para saber mais detalhes sobre a dengue e as outras doenças transmitidas pelo Aedes e ter acesso ao material gráfico, digital e audiovisual de campanha produzido pela Secretaria Estadual de Saúde acesse o site www.saude.mg.gov.br/aedes