Prevenção! Compromisso com a sua saúde

É hora de lembrar da importância de cuidar da saúde da mulher o ano todo, pois, quanto antes o câncer de mama e o câncer de colo do útero forem descobertos, maiores são as chances de cura. Procure uma Unidade Básica de Saúde e agende sua consulta para avaliar a necessidade de fazer os exames preventivos dessas doenças. Afirme o seu compromisso com a própria vida.

A realização da mamografia e do exame citopatológico do colo do útero permite identificar alterações características de câncer. Quanto mais cedo for o diagnóstico, maior a chance de sucesso do tratamento e redução da mortalidade feminina.

Além do diagnóstico, o SUS oferece tratamento para os dois tumores. Mastectomias, cirurgias conservadoras e de reconstrução mamária, além de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia com anticorpos estão previstos para o câncer de mama. No caso do câncer de colo de útero estão disponíveis cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

E lembre-se de manter os cuidados contra a Covid-19 usando máscara, lavando as mãos constantemente e mantendo o distanciamento social.

Quer saber mais? Acesse www.saude.mg.gov.br/saudedamulher.

(Fonte: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais)