O Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais – Seconci-MG – é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 26/03/1992, por iniciativa dos empresários da construção civil de Minas Gerais vinculados ao Sinduscon-MG – Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais -, que visa a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do setor e de seus dependentes, através do cuidado com a sua saúde e bem estar, prestando-lhes, ainda, assistência social e na área de segurança do trabalho, sem ônus para os mesmos.
Visto pela ótica empresarial, o objetivo principal do Seconci-MG é o resgate da dignidade do trabalhador da construção civil. O cuidado com a saúde de seus operários e dos dependentes destes também repercute na produtividade e qualidade dos serviços prestados pela empresa, pois um operário saudável produz mais e melhor.
O Seconci está presente em vários estados brasileiros, constituindo-se em unidades autônomas, com características próprias, dadas às peculiaridades regionais. Além de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Amazonas, Espírito Santo e Sergipe possuem Seconci e diversos outros estados estão se preparando para também criarem o seu.
O Seconci-MG está na Convenção Coletiva de Trabalho e para cumprir sua missão institucional, atua nas seguintes áreas: