Realize os treinamentos Admissional e de Trabalho em Altura com o Seconci-MG

Para viabilizar os treinamentos Admissional (NR18) e de Trabalho em Altura (NR35), o Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG adaptou a dinâmica de realização dos mesmos às medidas de bioproteção que concorrem para prevenir a disseminação do novo coronavírus. Regras como uso de máscara, higienização constante das mãos, aferição de temperatura do participante antes deste adentrar os locais onde os treinamentos acontecem e distanciamento físico estão sendo observadas com firmeza.

Promovidos diariamente, sob demanda, estes treinamentos são exigidos por lei e determinados pelas Normas Regulamentadoras. Através deles, empregadores e empregados ficam cientes de suas obrigações, principalmente quanto à execução de atividades de risco. É fundamental que os trabalhadores estejam devidamente capacitados, em conformidade com o que preconizam as NRs que dizem respeito a sua área de trabalho e a função que desempenham. Além disso, a capacitação concorre para evitar ou diminuir os riscos de acidentes e doenças do trabalho.      

O Treinamento Admissional (NR18) deve acontecer dentro do horário de trabalho, e antes do trabalhador iniciar suas atividades. Seu contéudo programático inclui informações básicas sobre as condições e meio ambiente de trabalho, os riscos inerentes às funções desempenhadas na obra, o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e sobre os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) existentes no canteiro.

Já a Capacitação para Trabalho em Altura, prevista na NR35, conta com um módulo teórico e outro prático (realizado em uma torre de treinamento específica, na própria sede do Seconci-MG). Seu conteúdo programático contempla normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura, os riscos potenciais inerentes a este tipo de atividade, medidas de prevenção e controle, os EPIs adequados, bem como sua seleção, inspeção, conservação e limitação de uso. O instrutor aborda, também, os acidentes típicos em trabalho em altura e as condutas apropriadas em situações de emergência, incluindo noções básicas de Primeiros Socorros.

Estes treinamentos devem ser agendados. Mais informações, incluindo o valor do investimento, podem ser obtidas através do telefone (31)3449-8032 (das 7h30 às 11h00 ou das 13h às 14h), ou pelo e-mail seguranca@seconci-mg.org.br.