Resultados do 22º Prêmio Segurança do Trabalho – Edição especial Covid-19 foram homologados em reunião virtual

No dia 23 de setembro aconteceu a reunião de homologação dos resultados do 22º Prêmio Segurança do Trabalho Sinduscon-MG/Seconci-MG – Edição Especial Covid-19. Realizada virtualmente, em razão da pandemia de Covid-19, que ainda restringe o contato social, a reunião reuniu representantes do Sinduscon-MG, Seconci-MG, SRTE-MG (Superintendência Regional do Trabalho/Seção Minas Gerais) e SME (Sociedade Mineira de Engenheiros) – integrantes da Comissão Homologadora  constante no regulamento da premiação.

Este ano, o Prêmio Segurança do Trabalho Sinduscon-MG/Seconci-MG, tradicional no calendário de ações das duas entidades voltadas para a promoção da saúde e segurança, teve uma abordagem diferente, contemplando a situação de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da Covid-19.

Para dar visibilidade às boas práticas desenvolvidas pelas empresas do setor da construção civil no enfrentamento da pandemia, o Prêmio ganhou uma edição especial, com adaptações no seu regulamento. Com um viés motivacional, o objetivo principal foi estimular empregadores e trabalhadores a buscarem soluções práticas e recursos criativos factíveis para conter a disseminação do novo coronavírus no ambiente laboral. Além disso, buscou-se oportunizar um arquivo destas boas ideias, que possa ser disponibilizado para as associadas, fortalecendo, assim, a disseminação de uma cultura prevencionista específica.

Durante a reunião, a Supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, engenheira Andreia Darmstadter, apresentou remotamente a ementa do Prêmio, destacando seus objetivos, regras e os critérios de avaliação das práticas inscritas. Cada concorrente pôde inscrever até três Boas Práticas, sendo contemplada com apenas uma delas – a que obtivesse melhor avaliação. Os trabalhos foram avaliados e pontuados com base nos seguintes critérios: objetivo, abrangência, eficiência e inovação da boa prática apresentada. A avaliação e seleção dos melhores contou com a participação da Coordenadora da Medicina do Trabalho do Seconci-MG, a médica do trabalho Ana Lúcia Elias de Almeida.

Os vencedores desta edição especial serão conhecidos oportunamente, em uma solenidade virtual que será organizada pelo Sinduscon-MG.