Seconci-MG debate prevenção de acidentes com a rede elétrica em webinar promovido pela Cemig

Muitos dos acidentes envolvendo a construção civil e a rede elétrica da Cemig acontecem em obras informais. Um dos desafios da distribuidora de energia é orientar toda a população sobre os riscos existentes e como evitá-los. Com o objetivo de discutir este e outros assuntos relacionados à segurança no uso da energia elérica, a Cemig promoveu na última quinta-feira, 20 de agosto, pelo Canal Cemig Energia no YouTube , o webinar “É Hora da Segurança”, em parceria com o Seconci-MG, o Sinduscon-MG e a Associação do Comércio de Materiais de Construção de Minas Gerais (Acomac-MG).

O bate-papo informal foi mediado pelo Gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares, e contou com a participação do Presidente do Sinduscon-MG, Geraldo Jardim Linhares Junior, do Presidente e Vice-Presidente da Acomac-MG, respectivamente Flávio Alves Gomes e Wagner Ferreira Mattos, e da Supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, Andreia Kaucher Darmstadter.

O debate virtual integra uma série de ações planejadas visando a Segurança da População com o Uso da Energia Elétrica – projeto que conta com o apoio do Sinduscon-MG e do Seconci-MG, através de uma longeva parceria, renovada mediante assinatura de Termo de Cooperação Técnica em maio deste ano. 

Durante o debate, foi pontuada a importância de se ter à disposição produtos padronizados e de qualidade na construção, uma vez que a segurança não deve estar presente somente na execução. Ela começa na produção, distribuição e comercialização dos materiais e equipamentos que serão utilizados nas obras.

O mediador do encontro ressaltou, também, que contar com empresas profissionalizadas, formais e competentes na execução de obras é fundamental para garantir a segurança, dando voz, neste momento, ao Presidente do Sinduscon-MG e à Supervisora da área de Segurança do Trabalho do braço social do Sindicato, o Seconci-MG. Ambos falaram sobre como as entidades atuam no fomento e implementação de ações voltadas para a prevenção de acidentes e preservação da saúde e segurança dos trabalhadores.

Outro aspecto salientado pelo Gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig foi que a segurança e a saúde no trabalho estão ligadas a questões sociais, em função das repercussões que trazem para o acidentado, sua família, a empresa, o governo e a sociedade em geral. Investir em melhores condições de trabalho, em treinamentos e capacitações eficientes, em materiais adequados acaba sendo um desafio coletivo.

Ações educativas para reduzir acidentes com a população – Além da série “Diálogos Cemig”, outras ações virtuais estão sendo desenvolvidas pela Cemig com a finalidade de possibilitar à população interagir com a empresa e expandir seu conhecimento a respeito da segurança com a energia elétrica. Uma delas é o treinamento gratuito organizado pela companhia energética, na modalidade de Ensino a Distância (EaD) e com certificação, sobre “Segurança no Uso da Energia”. A iniciativa é direcionada a todos os cidadãos, com idade mínima de 10 anos. Para obter mais informações a respeito, basta acessar o site da Universidade Corporativa da Cemig, a Univercemig (https://univercemig.cemig.com.br). 

Outra novidade é a Web Sipat Integrada da Cemig, que acontecerá durante a última semana do mês de agosto, de segunda a sexta-feira, com duas palestras por dia, a serem realizadas no turno da manhã. O evento abordará temas de importância comum para todas as áreas , fortalecendo a prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais  junto aos colaboradores próprios e contratados da companhia energética, e ainda com a possibilidade de ser assistida pelos familiares destes via YouTube. A ação visa a fomentar uma cultura de saúde e segurança ainda mais forte na empresa e foi definida neste formato em função do estado de emergência estabelecido pela pandemia de Covid-19 e suas consequências. As palestras, ministradas por especialistas prestigiados, serão gravadas e disponibilizadas no turno da tarde para aqueles que, devido ao turno de trabalho ou outros motivos, não puderem acompanhar ao vivo.