Marcação de consultas: 08:00 às 12:00 | 13:30 às 17:00 horas

Odontologia e Medicina Assistencial

(31) 3449-8002 ou (31) 3449-8003

Medicina Ocupacional

(31) 3449-8040 ou (31) 3449-8041

Seconci-MG no Outubro Rosa 2020

Com palestras para plateias reduzidas – como determinam os protocolos preventivos relacionados ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 – e disseminando a campanha através de suas redes sociais, o Seconci-MG está engajado novamente no Outubro Rosa. A entidade volta a chamar a atenção para a importância do autoexame e da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e outras questões que afetam a saúde da mulher.

Nesta sexta-feira, 09 de outubro, a ginecologista Elza Brandão, que atende na entidade, conversou sobre o assunto com colaboradoras da Terrazzas. Usando máscaras e com o distanciamento físico necessário, as participantes do encontro organizado pela construtora foram alertadas sobre a impossibilidade de prevenir completamente a doença, devido à multiplicidade de fatores relacionados ao seu surgimento e às dificuldades para alterá-los. Contudo, foram estimuladas a se dedicarem ao controle dos fatores de risco e a adotarem hábitos protetores, principalmente aqueles que podem ser modificados.

Quando descoberto em estágios iniciais, as chances de cura do câncer de mama chegam a 95%.  Praticar atividades físicas, atentar para a alimentação e a nutrição e evitar a obesidade são alguns cuidados básicos que contribuem para reduzir o risco da mulher desenvolver o câncer de mama, que pode acometer os homens também, por mais raro que seja.

No bate-papo de conscientização, a Dra. Elza ressaltou que educar-se para o autocuidado é valioso, mas não o suficiente. É importante realizar mamografias periódicas após os 40 anos, e abaixo desta faixa etária quando se tem histórico familiar de câncer. A médica ressaltou ainda a importância de conhecer o próprio corpo, razão pela qual abordou outros aspectos relacionados à saúde integral da mulher.