Seconci-MG oferece cursos e treinamentos na área de segurança do trabalho

Para implementar uma boa gestão de segurança do trabalho é imprescindível oferecer cursos e treinamentos específicos, e sua empresa pode promovê-los com o apoio do Seconci-MG. Além de prestar assessoria nesta área, nosso Departamento de Segurança do Trabalho realiza, sob demanda, o Treinamento Básico em Segurança do Trabalho  (NR18), Capacitação para Trabalho em Altura e Curso de Formação para Cipistas.

Treinamento Básico em Segurança do Trabalho – Também conhecido como treinamento introdutório, tem como objetivo repassar informações pertinentes à segurança no trabalho, com vistas a garantir a todos os empregados da área operacional (canteiro de obras) de construtoras e empreiteiras a execução segura de suas atividades, cumprindo o que determina a legislação preconizada pelo Ministério do Trabalho. 

Ofertado diariamente, de segunda a sexta-feira, com carga horária de 4 horas, este treinamento pode ser ministrado para turmas fechadas de empresas cadastradas no Seconci-MG.

Capacitação para Trabalho em Altura (NR35) – É da responsabilidade do empregador providenciar treinamento para seus empregados que realizarem qualquer trabalho em altura, ou seja, toda atividade executada em níveis diferentes em que haja risco de queda capaz de causar acidentes. No Seconci-MG esta capacitação tem carga horária de 8 horas, com um módulo teórico e outro prático, realizado em uma torre de treinamento específica, montada na própria sede da entidade. O treinamento acontece em dois turnos – das 7h30 às 11h30 (módulo teórico) e das 12h30 às 16h30 (módulo prático), e para participar o empregado deve apresentar uma cópia do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), comprovando sua aptidão para execução deste tipo de atividade.

Além de arcar com a alimentação do funcionário inscrito, a empresa também deverá disponibilizar os equipamentos de proteção que serão utilizados durante o módulo prático: capacete com jugular, cinto de segurança tipo paraquedista.

Curso de Formação para Cipistas – destinado a titulares e suplentes eleitos para a CIPA, para que estes fiquem atentos aos riscos presentes no ambiente de trabalho e se atualizem sobre as medidas de medicina ocupacional voltadas para a preservação da saúde e segurança dos empregados. Com carga horária de 16 horas, o curso é ministrado em 04 dias úteis e acontece sempre que o Departamento de Segurança no Trabalho reúne um número de participantes que justifique sua realização. O novo texto da NR5 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) entrou em vigor em janeiro deste ano e as principais modificações são abordadas neste curso.

Informações sobre os cursos e o treinamento admissional podem ser obtidas através do telefone (31) 3449-8032, de segunda a sexta-feira, nos horários de 7h30 às 11h e de 13h às 17h. Você também pode enviar um e-mail para seguranca@seconci-mg.org.br