Seconci-MG participa do lançamento da nova campanha de prevenção e combate ao Aedes aegypti

No último dia 20 de novembro, a Coordenadora do Departamento de Serviço Social do Seconci-MG, Sylvia Helena Costa, representou a entidade no lançamento da nova campanha de combate ao Aedes aegypti, realizado no Prédio Tiradentes da Cidade Administrativa. O evento contou com falas do Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva e de Dario Brock Ramalho, da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, que convocaram o apoio da população no combate ao mosquito, apostando na moblização social como uma das principais estratégias para controlar a transmissão do vírus causador da Dengue, Zika e Chikungunya.

Na ocasião, informou-se que 2019 foi um dos piores anos na incidência de Dengue em Minas Gerais – estado com maior número de casos no país. O quadro de epidemia motivou o lançamento da campanha “Quando você culpa o vizinho, o mosquito ganha terreno”, reforçando o conceito de que a responsabilidade de eliminar os focos do mosquito é de cada um.

A mobilização terá dois focos: um técnico, de planejamento de combate à dengue nos âmbitos municipal e estadual e de mobilização social, que busca a adesão e engajamento dos cidadãos. A campanha já está nas mídias tradicionais e sociais com o objetivo de tornar mais capilarizado o enfrentamento da Dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes. O Seconci-MG, apoiador e disseminador das ações de educação em saúde promovidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) disponibiliza o link da nova campanha: http://www.saude.mg.gov.br/aedes.