Seconci-MG promove ações de apoio às empresas no combate à Covid-19

Comprometido com o combate à Covid-19 nas obras, o Seconci-MG vem apoiando suas associadas a manterem seu funcionamento da melhor maneira possível neste contexto de pandemia. Através de seus Departamentos de Segurança e Medicina do Trabalho, a entidade tem realizado, sob demanda, visitas orientativas em canteiros de obras, auxiliando as empresas quanto ao cumprimento das exigências estabelecidas pelos órgãos governamentais e oficiais de saúde visando à continuidade de suas atividades laborais e principalmente a preservação da saúde e segurança de seus colaboradores.

O Departamento de Segurança do Trabalho incorporou à sua rotina de serviços e atendimentos a realização de um checklist com o objetivo de verificar se as empresas estão observando as medidas para prevenir e reduzir o contágio pelo Novo Coronavírus no ambiente de trabalho. Esta ação educativa também vem sendo realizada por médicos do Seconci-MG, que têm orientado in loco sobre como as empresas podem se organizar para desenvolverem um plano de contingenciamento e enfrentamento da pandemia de Covid-19. 

Nas visitas aos canteiros, os profissionais de saúde e segurança utilizam como ferramenta o Relatório de Visita para Prevenir a Disseminação do Coronavírus nas Obras. Ele foi elaborado com base nas orientações preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde (MS) e do Ministério da Economia/Secretaria do Trabalho. 

Saiba como receber este apoio do Seconci-MG: As reuniões de esclarecimento e as vistorias às obras de associadas são realizadas sob demanda.  As empresas interessadas em receber estas ações deverão formalizar uma solicitação para o e-mail [email protected], ou entrar em contato através do telefone (31) 3449-8006 (para orientações). No e-mail de solicitação deverá constar: razão social da empresa, CNPJ, endereço da obra que deverá ser visitada e o telefone de contato de um responsável pela articulação das providências relacionadas à realização da ação. Caberá à empresa providenciar, quando necessário, o transporte (ida e volta) da equipe até a obra a ser vistoriada. 

O Seconci-MG salienta que a vistoria tem caráter preventivo e educativo e visa a contribuir com as empresas da construção civil no monitoramento da saúde de seus trabalhadores durante a pandemia, possibilitando o esclarecimento de dúvidas relacionadas à Covid-19, e auxiliando-as a evitar a propagação do vírus. As medidas e recomendações discutidas são passíveis de atualização, de acordo com a evolução da pandemia e eventuais alterações na legislação específica.