Seconci-MG promove e participa de discussões sobre alterações na NR18

Nas últimas semanas, o Seconci-MG promoveu e colaborou com eventos voltados para a disseminação das alterações na NR18, bem como para o esclarecimento de dúvidas nesse sentido. A entidade acredita no poder da informação, e seu Departamento de Segurança do Trabalho está disponível para auxiliar empresas associadas nessa transição, buscando promover um cenário mais seguro dentro da construção civil mineira e nacional. 

Saiba mais sobre os eventos já realizados e coloque os próximos em sua agenda:

Seminário Perspectivas para aplicação de SST frente às alterações das NRs, com ênfase na NR18

Promovido pelo Seconci-MG, e realizado no dia 13 de fevereiro, este seminário foi ministrado pela Supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho da entidade, Andreia Kaucher Darmstadter. Andreia integrou a bancada patronal do Comitê Tripartite responsável pelo processo de revisão e elaboração da nova norma, e focou sua fala em como adequar a gestão da saúde e segurança de sua empresa e o cumprimento dos programas ocupacionais às mudanças na legislação.

Após uma apresentação dos novos elementos e principais modificações na NR18, ela orientou os profissionais presentes sobre como substituir o Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil (PCMAT) por um Programa de Gerenciamento de Riscos (GRO – Gerenciamento de Riscos Ocupacionais). Também abordou os pontos de contato entre a NR18 e outras normas regulamentadoras, como a NR10, a NR12, a NR35 e a NR24. Ainda foi levantada a questão da carga horária mínima de treinamento para as atividades exercidas no setor.

Seminário e cursos sobre Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), promovidos pela Proteção

A Revista Proteção promoveu um seminário e um curso voltados para as alterações na NR18 no Centro de Treinamento do Seconci-MG, nos dias 20 e 21 de fevereiro. 

O seminário “O novo GRO – Gerenciamento de Riscos Ocupacionais e seus impactos no PPRA, PCMSO e outros programas de SST” reuniu diversos nomes de peso no cenário da Segurança do Trabalho. Participaram das discussões Alexandre Eggler Gusmão, Andreia Darmstadter, Cláudio Ferreira dos Santos, Gilmar da Cunha Trivelato, Hudson de Araújo Couto, Jófilo Moreira Lima Jr, Jorge Chahoud, Mario Bonciani, Mário Parreiras e Matheus Magalhães dos Santos Ribeiro Junqueira. No dia seguinte, Jorge Chahoud ministrou um curso especificamente sobre o GRO. 

Seminário: Os fundamentos e impactos das novas NRs

Promoção do Instituto Trabalho e Vida, o seminário “Os fundamentos e impactos das novas NRs” acontecerá no dia 13 de março, e dentre as palestras que serão realizadas ao longo do dia de discussões, o evento irá contar com a participação da Supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, Andreia Darmstadter, em sua programação, abordando a NR18. 

Os demais palestrantes irão tratar de outras normas regulamentadoras e pontos de atenção na gestão de SST de agora em diante. Mais informações e inscrições através do e-mail  contato@trabalhoevida.com.br.

Parceria com o Seconci Brasil

Nos próximos meses, o Seconci Brasil levará a discussão sobre as alterações na NR18 a outras localidades. Andreia irá realizar seminários sobre o tema em diversos Seconcis do Brasil. Fique de olho em nossos informativos para mais informações.