Seconci-MG promove workshop de esclarecimento sobre o eSocial

Na última terça-feira, 26 de junho, o Seconci-MG recebeu em seu Centro de Treinamento o médico do trabalho Gustavo Nicolai, para um workshop em torno do eSocial. Consultor e Treinador com ênfase em Gestão de Custos com Segurança e Saúde, Capacitação de Equipes sobre Gestão de SST, FAP/NTEP, Nicolai se especializou nas questões que envolvem a nova obrigatoriedade legal e veio esclarecer dúvidas de associados ao Seconci-MG que participaram do encontro sobre o tema.


Durante as quase cinco horas do evento, ultrapassando o tempo previsto para seu término, o especialista mostrou como o novo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) impacta as diferentes áreas das empresas. Em sua explanação, ele destacou os eventos relacionados à saúde e segurança do trabalho, salientando que a nova forma de registro irá demandar maior controle sobre as informações relacionadas a estas áreas.


Espécie de Big Data social, o eSocial coloca um holofote no repasse das informações pertinentes ao vínculo trabalhista e à vida laboral dos empregados. Instituído através do Decreto N° 8373/2014, ele tem o objetivo de fixar as obrigações acessórias da área trabalhista em uma única entrega, unificando o envio de informações como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais, informações sobre o FGTS, além de outros dados relevantes sobre o contrato de trabalho.


Confira fotos do evento em nosso Facebook.