Seconci-MG segue alertando sobre as doenças causadas pelo Aedes aegypti e sobre como evitar a transmissão do novo coronavírus

Em meio à pandemia de Covid-19, o Seconci-MG continua alertando usuários de seus serviços sobre as doenças causadas pelo Aedes aegypti – dengue , zika vírus e chikungunya. O assunto é abordado nos treinamentos admissionais promovidos diariamente pelo departamento de Segurança no Trabalho. Durante esta capacitação, a equipe do Serviço Social realiza uma breve palestra institucional sobre o Seconci-MG e aproveita para ressaltar os cuidados que devem ser tomados para evitar a dissseminação do novo coronavírus e para prevenir as doenças transmitidas pelo mosquito.

A recomendação principal é eliminar os focos de água parada. A palestrante chama atenção para os potenciais criadouros que podem estar presentes nas residências e nos canteiros de obras. A assistente social enfatiza a importância de cada um fazer a sua parte e cuidar destes espaços para se prevenir contra as doenças. Evitar manter água parada, não utilizar pratos em vasos de plantas, limpar ralos e mantê-los vedados, manter vasos sanitários sempre tampados, deixar baldes de limpeza vazios e sempre com a boca virada para baixo são algumas das dicas para eliminar os focos.

Reforço nas dicas para evitar a disseminação do novo coronavírus – o alerta sobre cuidados básicos para se proteger da transmissão do coronavírus também tem sido intensificado nas falas dirigidas aos participantes de treinamentos. Recomendações como o uso correto da máscara, a higienização frequente das mãos e evitar qualquer tipo de aglomeração são reforçadas. Além disso, foi incluída na programação do treinamento admissional um vídeo orientativo sobre como se proteger da contaminação, principalmente nas obras. A produção deste material teve o apoio do Sinduscon-MG e contou com a participação da Coordenadora médica do Seconci-MG, Dra. Ana Lúcia Elias de Almeida, e da Supervisora da Área de Segurança do Trabalho da entidade, engenheira Andreia Kaucher Darmstadter. Ele está disponível para download na aba “coronavírus” do nosso site (www.seconci-mg.org.br).