Seconci-MG segue alertando sobre como se prevenir contra o mosquito Aedes aegypti

A chegada do período chuvoso aumenta a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, por isso o assunto continua sendo abordado pelo Seconci-MG em inserções nos treinamentos promovidos em sua sede e através de suas redes sociais.

Nos treinamentos realizados diariamente pelo Departamento de Segurança do Trabalho, uma profissional do Serviço Social aborda este tema, alertando sobre a proliferação do mosquito e a forma de combatê-lo. Em sua breve exposição, ela fala sobre ações simples que podem evitar as doenças, como manter caixas d’água e outros reservatórios fechados, vasos de plantas secos e manejar corretamente o lixo. Ressalta ainda a importância da contribuição de todos para evitar que o sistema de saúde fique ainda mais sobrecarregado, sobretudo nesta conjuntura de pandemia. Assim como no caso da Covid-19, não existe ainda vacina licenciada que combata o vírus portado pelo Aedes aegypti, portanto é fundamental um esforço coletivo para impedir que o mosquito continue a procriar.

Cuidar do canteiro de obras também é uma atitude responsável e para reforçar a necessidade de eliminar os focos de reprodução do inseto neste ambiente, o participante recebe o folder Mãos À Obra Contra A Dengue que relaciona uma série de situações que podem favorecer a presença de focos, bem como dicas para eliminá-los.

Outras dicas de prevenção podem ser acessadas no site da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG): www.saude.mg.gov.br/aedes. O Seconci-MG vem repercutindo esta e outras campanhas preventivas deflagradas pelo Governo do Estado.