Somattos promove vacinação em obras com apoio do Seconci-MG

Com o apoio dos Departamentos de Serviço Social e de Medicina Assistencial do Seconci-MG  junto à Gerência de Assistência, Epidemiologia e Regulação Centro Sul (Gaere-Centro Sul/PBH) a associada Somattos promoveu, na manhã e tarde do dia 19 de agosto (quarta-feira), vacinação em duas de suas obras.

Cerca de 140 colaboradores receberam as vacinas da Gripe (influenza), Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e contra o tétano. A iniciativa partiu da coordenação da qualidade da empresa, que solicitou ao Seconci-MG a intermediação de contatos junto ao Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, para verificação da possibilidade de realização da vacinação no próprio local de trabalho. 

O Seconci-MG esclarece que o atendimento deste tipo de demanda está sujeito à avaliação da disponibilidade das Gaeres , bem como da pertinência e estrutura de realização do gesto vacinal no local de trabalho. Ressalta, ainda, que a população pode se vacinar gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde da capital, bastando comparecer ao posto de saúde mais próximo da residência ou do local de trabalho munido do cartão de vacinação.

O ideal é que a caderneta de vacinação esteja atualizada, lembrando que quem está com as vacinas desatualizadas coloca em risco não apenas a própria saúde, podendo se tornar um eventual transmissor de doenças, em especial para grupos mais vulneráveis – crianças e idosos.  A vacina da Gripe não evita a Covid-19, mas impede a ocorrência de gripe grave e com isso reduz a vulnerabilidade dos sistemas respiratório e de defesa. O Sarampo está em circulação no país e pode ser extremamente grave. Ao se imunizar, a pessoa reduz também o número de casos e a pressão sobre o sistema de saúde, que atualmente prioriza a abertura de espaços para atendimento da Covid-19.