Somattos realiza Sipat virtual reforçando a prevenção à Covid-19

A realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) em 2020 impeliu as empresas a se adequarem à nova realidade trazida pela pandemia de Covid-19. Está sendo necessário usar a criatividade e ajustar os recursos para não deixar de promover o evento, considerando as questões de distanciamento social e prevenção ao novo coronavírus. O ideal, inclusive, é aproveitar o contexto de pandemia para reforçar as medidas de saúde e segurança, fortalecendo ainda mais a cultura prevencionista e do autocuidado.

Foi sob este prisma que a Somattos programou sua Sipat 2020: com transmissão de vídeos on line, sem aglomerações, mas sem perder a essência do evento, “tendo o nosso colaborador perto e mostrando que nossa preocupação com ele é genuína”, como enfatiza o Coordenador da Segurança do Trabalho da empresa, Gleisson Pedroso.

Os departamentos de Segurança, Qualidade e Pessoal desenharam uma Sipat de maneira remota, atentos aos pormenores e cuidados que o momento requer. Entre os dias 13 e 16 de outubro, período de realização do evento, as obras receberam uma TV para exibição de um vídeo produzido em parceria com a produtora de conteúdo audiovisual Todo Cultura, grupo parceiro do Seconci-MG, que  desenvolve material educativo voltado para a saúde, a segurança no trabalho e a responsabilidade social empresarial.

O vídeo foi customizado para utilização da empresa e fala sobre a importância da prevenção, além de abordar a necessidade de avaliar e filtrar informações recebidas ou buscadas, evitando, assim, as Fake News. A Sommatos utilizará o recurso do Whatsapp para fazer seu conteúdo viralizar entre os colaboradores. Para marcar essa edição do evento, serão afixados banners e murais relacionados ao mesmo e distribuídos kits de álcool em gel e máscaras personalizadas com o logo da Sipat. 

E sua empresa? Já avaliou realizar a Sipat 2020 de maneira remota? Em geral a programação deste evento anual é organizada com atividades que causam aglomeração entre os participantes, o que não é recomendável nesse momento. O ideal é buscar soluções inovadoras este ano, levando em conta que boa parte dos conteúdos e temas abordados ultimamente se dá através de vídeos, com palestras virtuais e interativas. Independente da ferramenta tecnológica utilizada, o mais importante é reforçar comportamentos e hábitos seguros, que precisam ser incorporados à rotina de trabalho, bem como manter um canal aberto de comunicação entre gerentes e colaboradores, para que a particpação seja efetiva.Caso sua empresa deseje conhecer as produções da Todo Cultura, entre em contato com a produtora através do telefone (31)3032-0462 ou pelo e-mail [email protected]. Empresas associadas ao Seconci-MG têm direito a desconto no valor do investimento.