VI Encontro Nacional de SST: veja como foram os dois dias do evento

Com cerca de 900 inscritos, o “VI Encontro Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção”, foi realizado virtualmente nos dias 21 e 22 pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a correalização do SESI Nacional, e em parceria com o Seconci Brasil e o Seconci-SP. O evento contou com o lançamento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (CANPAT Construção 2021) sobre o tema “Segurança e Saúde no Trabalho: um valor para a Construção e para o Brasil”.

SIT: Construção é a locomotiva para o crescimento econômico sustentável

Já na abertura do evento, o subsecretário de Inspeção do Trabalho, Romulo Machado e Silva, apontou o respeito da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério da Economia (SIT/ME) pelo pujante setor. “A construção é a locomotiva para o crescimento econômico sustentável e para a geração de emprego e renda”, disse.

As ações da CANPAT Construção visam conferir aos trabalhadores do setor um ambiente de trabalho seguro, sadio e, por consequência, produtivo para as empresas e para o país, segundo destacou o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CPRT/CBIC), Fernando Guedes Ferreira Filho, na abertura do evento.

Em mensagem encaminhada diretamente aos participantes, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, reforçou os bons resultados obtidos até o momento com a parceria entre a CBIC, os Seconcis, o Sesi e a SIT/ME para melhorar a vida do trabalhador do setor da construção.

“O cuidado com a saúde do trabalhador é o ponto básico de toda a nossa estratégia, de todo o nosso objetivo, do valor principal que é o ser humano. O evento vem coroar esse trabalho de aproximação, de busca de boas práticas”, disse Martins.

“Obra segura é obra produtiva. Todos ganham: trabalhadores, empregadores e a sociedade como um todo. Investir em prevenção não é custo, é investimento”, reforçou Guedes.

Parcerias da construção civil em SST

O diretor de Operações do Serviço Social da Indústria (Sesi-DN), Paulo Mol Junior, destacou a atuação do Sesi na parceria com o setor da construção na área de segurança e saúde do trabalhador, com destaque para as ações realizadas durante a pandemia do novo coronavírus, bem como ressaltou a importância da utilização de recursos remotos, como a telemedicina e a realização de treinamento em EAD, para oferecer ganho de produtividade ao processo produtivo e para as questões de segurança e saúde no trabalho.

Dentre elas: definição de protocolos de segurança contra a Covid-19, Boletim Sesi Covid-19 para disseminar informações à classe trabalhadora, utilização da equipe para adequação do ambiente de trabalho à nova modalidade e apoio à campanha de vacinação dos trabalhadores e da sociedade como um todo.

Já o presidente do Seconci-Brasil, Antonio Carlos Sagueiro, salientou os desafios enfrentados pelos Seconcis na promoção da melhoria das condições de vida e de saúde do trabalhador e no auxílio às empresas no desenvolvimento dos seus programas ocupacionais. “Seconci é excelência técnica em segurança e saúde no trabalho”, disse.

Durante a pandemia, os Seconcis têm atuado fortemente na orientação das empresas para a proteção dos seus trabalhadores, para que eles possam continuar o trabalho, já que a atividade é considerada essencial, e retornar às suas casas com saúde.

O Seconci e a construção civil

Já o presidente do Seconci-SP, Haruo Ishikawa, apresentou as ações do Seconci-Brasil em benefício do trabalhador do setor da construção durante a pandemia da Covid-19, que conta com o suporte dos 15 Seconcis atuantes em 28 cidades, presentes em oito estados e no Distrito Federal, com profissionais na área de medicina e saúde no trabalho.

Ishikawa destacou também a colaboração dos profissionais dos Serviços Sociais da Construção na formalização da NR-18 e, dentro da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), das NBRs de Guarda-corpo, Rede de proteção e Andaimes.

Além de ações da CANPAT Construção, os profissionais também têm trabalhado na realização de palestras para divulgação das NRs 18, 01, 05, 10, 12, 17 e 35 e vêm colaborando com a elaboração de itens para complementar a Cipa na construção, anexo da NR-05.

Não podemos baixar a guarda – “Prova da excelência e do alcance do trabalho – que em nenhum outro setor da economia tem – o Seconci teve papel fundamental, junto com as entidades do setor e o Sesi, na prevenção da contaminação da Covid-19 no país afora”, sublinhou Guedes, reforçando a importância do setor não baixar a guarda. “Não podemos baixar a guarda. Precisamos continuar praticando as medidas de prevenção, usando máscaras, mantendo o distanciamento social e lavando as mãos para a contenção da contaminação”, disse.

Inspeção do Trabalho anuncia Semana CANPAT Construção 2021 de 4 a 8/10

Resultado da parceria entre a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério da Economia e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção será realizada no próximo mês de outubro a Semana CANPAT Construção 2021, dentro da CANPAT 2021. A ação nacional voltada para a conscientização da prevenção de acidentes de trabalho na construção civil ocorrerá de 4 a 8 de outubro.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21/7) pelo subsecretário de Inspeção do Trabalho, Romulo Machado e Silva, durante o lançamento virtual da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (CANPAT Construção 2021) sobre o tema “Segurança e Saúde no Trabalho: um valor para a Construção e para o Brasil”, por ocasião do “VI Encontro Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção”.

Segundo Romulo Machado, a iniciativa visa inaugurar uma nova era, que valorize o diálogo e implemente uma cultura de prevenção de acidente no trabalho.

O objetivo é gerar uma grande mobilização nacional com as representações empresariais (Sinduscons, Seconcis e Sesi) e de trabalhadores com a realização de palestras e visitas técnicas, e o engajamento com o Dia Nacional de SST nas escolas para levar aos estudantes uma mensagem de prevenção para os futuros trabalhadores do setor.

“Inauguramos uma era de diálogo e transformação e, em breve, observaremos nos números a redução dos acidentes e dos infortúnios decorrentes do trabalho”, ressaltou o representante do Ministério da Economia.

Segundo o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho, o anúncio premia todos os anos de parceria da CBIC com a Inspeção do Trabalho, onde o setor pôde mostrar as dificuldades da construção civil e colaborar para melhorias, como a utilização de bandejas secundárias para a proteção do trabalhador, que foi trazida pela nova NR-18. “O nosso propósito, com o movimento de segurança e saúde no trabalho é promover o trabalho decente”, frisou.

“Será uma semana de orientação e disseminação da cultura prevencionista dentro das empresas de construção, com foco na aplicação da NR-18 e da NR-01 (PGR e GRO)”, salientou Guedes, ressaltando a importância do setor produtivo ser protagonista nesse debate para mostrar para a sociedade as ações desenvolvidas para a redução de acidentes dentro do canteiro de obras.

Além disso, ressaltou que o setor empresarial poderá participar do Dia Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho nas Escolas.

Guedes lembrou que a construção civil tem uma experiência exitosa, promovida pelo Sinduscon Chapecó (SC) em parceria com a prefeitura, em que profissionais de SST ligados às empresas de construção dão palestras sobre a cultura prevencionista dentro das escolas para alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. “Já temos uma iniciativa neste sentido e a nossa ideia é multiplicar essa experiência nacionalmente para que a cultura se firme e a discussão se torne perene não só nas escolas, mas também nas empresas junto com os trabalhadores”.

(Fonte: Agência CBIC)