Violência doméstica e familiar contra a mulher continua sendo debatida nas obras

O tema é o mote do Projeto Construindo Igualdades, que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) vem desenvolvendo em parceria com o Seconci-MG. Ele traz a discussão da violência doméstica e familiar contra a mulher para o público da construção civil, através de palestras de sensibilização levadas aos canteiros de obras e escritórios de empresas do setor.

O assunto a princípio causa estranhamento nos eventos educativos realizados em obras da construção civil. Temas relacionados à saúde e segurança no trabalho dominam a programação das palestras, campanhas e Semanas Internas de Prevenção de Acidentes (Sipats) organizados pelas construtoras. Foi a urgência desse debate e a forma como essa questão repercute em qualquer dinâmica familiar que motivou o Seconci-MG a aderir à campanha conduzida pelo TJMG através da sua Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv).

Desde que a construção civil abriu espaço para debater esse tema, em outubro de 2018, já foram promovidos 13 eventos, alcançando um público de 1.305 ouvintes. As palestras, ministradas por juízes, defensores públicos, psicólogos e assistentes sociais vinculados à Comsiv, abordam o ciclo da violência familiar, suas várias formas de manifestação, sua invisibilidade cotidiana e os recursos legais para coibí-la. As exposições, seguidas de debates, mostram que esse ciclo costuma ser repetitivo e tende a ser reproduzido por aqueles que o testemunham e vivenciam – daí a importância de falar sobre um assunto que está atrelado às questões culturais de uma sociedade ainda muito patriarcal e machista.

Nos dias 26 e 27 de setembro, por intermédio do Seconci-MG, a PHV Engenharia trouxe de volta a temática da violência doméstica contra a mulher para ser debatida com seus colaboradores. A associada já havia promovido palestras sobre o assunto em março deste ano e decidiu incluí-lo na programação de sua Sipat 2019. As palestras foram ministradas pela Juíza do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Belo Horizonte, Dra. Maria Aparecida Consentino Agostini (dia 26/09) e pela Psicóloga Mariana Viegas, técnica social na casa Sempre Viva, que acolhe vítimas de violência doméstica (27/09). Os dois eventos contaram  com a participação de Lidiane Chagas, sobrevivente de uma tentativa de feminicídio, que a deixou tetraplégica. Ela integra a campanha do TJMG e sempre que possível dá seu depoimento sobre a violência que sofreu.

O Seconci-MG, através do seu Departamento de Serviço Social, intermedia contatos junto à Comsiv para realização desta palestra. O setor encaminha as demandas de empresas interessadas em debater o assunto à coordenadoria, que irá verificar disponibilidade e condições de atendimento. As solicitações podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected]. Além de sua razão social, a empresa deverá informar data, local e horários pretendidos para realização da palestra, bem como número de ouvintes e contato de um responsável para as tratativas pertinentes à organização do evento. Cabe à empresa providenciar, quando necessário, o deslocamento (ida e volta) do(a) palestrante até o local da palestra, bem como os recursos audiovisuais necessários.

Confira mais fotos das palestras na PHV em nosso Facebook.