A importância da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual-EPIs é indiscutível; até mesmo os trabalhadores mais resistentes sabem do seu valor. Todos conhecem quantas lesões ou doenças relacionadas ao trabalho são evitadas com a correta utilização dos EPIs. Porém, para que os EPIs ofereçam real proteção, devem ser cumpridos determinados requisitos, que se iniciam com a definição dos mesmos antes da aquisição.
A escolha do equipamento de proteção pode parecer simples, mas nem sempre é fácil. A empresa deve ter certeza que especificou o equipamento correto de acordo com as atividades que irá desempenhar.
A Norma Regulamentadora (NR-6) tem por objetivo “estabelecer os requisitos para aprovação, comercialização, fornecimento e utilização de Equipamentos de Proteção Individual”
Para que a escolha dos EPIs seja exitosa, é preciso se atentar para:
- Todos os tipos e categorias dos riscos;
- A definição do tempo de exposição a cada risco;
- Valores e resultados dos monitoramentos ambientais;
- A comprovação e a confirmação da impossibilidade de adoção de equipamento de proteção coletiva-EPC ou mudanças administrativas;
- A possibilidade de haver alguma particularidade dos trabalhadores, dos serviços e da área;
- Aspectos das disposições da NR-6;
- As condições e opções do mercado, incluindo preços compatíveis com o orçamento da empresa, lembrando que deve ser objeto de minuciosa análise dos custos x benefícios;
- Campanha junto aos trabalhadores para reforçar a utilização dos EPIs (obrigatoriedade).
(Fonte: Agência CBIC)