Alterações nas Normas Regulamentadoras são debatidas em eventos virtuais

A Supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, Andreia Darmstadter, vem sendo convidada para participar de vários eventos que abordam questões relacionadas às mudanças nas Normas Regulamentadoras, alterações  promovidas entre 2019 e 2020. Realizados, em sua maioria, no formato online, para respeitar a necessidade do distanciamento social imposto pelo enfrentamento da pandemia de Covid-19, as lives, palestras, cursos e seminários oportunizam a atualização de conhecimento sobre as revisões e modernizações nas NRs, divulgadas logo no início de 2020.

Após várias reuniões organizadas pela Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), na qual Andreia representou a Bancada Patronal, e presididas pelo Ministério da Economia, o atual governo tornou público, entre fevereiro e março, as alterações que levaram à revisão das NRs 1, 7, 9 e 18.

Projeto Papo Seguro

Promovido pela Faria Alcântara – Engenharia de Resultados, o projeto nasceu em 2012, inicialmente com um evento presencial, que ocorria trimestralmente em Montes Claros e hoje é uma live quinzenal no Instagram, que, por ser no formato virtual, tem um alcance nacional e até internacional. A iniciativa possibilita a troca de conhecimento e uma reflexão crítica sobre assuntos que afetam a Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) na indústria da construção.

Na próxima segunda-feira, dia 07 de dezembro, às 18h, o Papo Seguro irá discutir a NR18 no contexto do GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais) /PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) e contará com a participação da Supervisora do Seconci-MG. Especialista no assunto, Andreia trará a experiência acumulada nas discussões realizadas na CTPP, fórum oficial do governo federal responsável por tratar de temas referentes à segurança e à saúde no trabalho, em especial as NRS.

Ação Educacional no Ministério Público Estadual

Como parte do Termo de Cooperação Técnica (TCT) firmado entre o Seconci-MG e o Ministério Público de Minas Gerais, a Escola Institucional do MPMG – Ceaf, através de sua Diretoria de Formação, Aperfeiçoamento e Pós-Graduação, promove, no próximo dia 10 de dezembro (quinta-feira), às 10h00, a palestra “As principais alterações nas Normas Regulamentadoras, com ênfase na NR18”. Também ministrada pela Supervisora da área de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, a palestra terá como público alvo os Servidores da Superintendência de Engenharia e Arquitetura (SEA) e da Diretoria de Fiscalização de Obras (DFOB). Na oportunidade, Andreia irá discorrer sobre como a rotina de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) será impactada pelas alterações promovidas nas novas NRs e sobre como se preparar para conduzir as alterações nas NRs que entram em vigor a partir de agosto de 2021.