Canpat construção 2020 foca na disseminação da nova NR-18

Em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e com o apoio do Serviço Social da Construção (Seconci-Brasil) e da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) lançou, no último dia 24 de julho, em formato virtual, o ciclo 2020 da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da ConstruçãoCanpat Construção.

Mediante acesso remoto, cerca de 600 representantes de trabalhadores, empregadores e governo participaram da live nacional, que abordou diferentes aspectos da nova NR18, destacando-se as principais alterações, vigência e aplicação, avanços para os trabalhadores e os desafios para o setor construtivo. 

Segundo o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), Fernando Guedes Ferreira Filho, com esta edição da Canpat Construção, a Cbic desencadeia uma série de eventos regionais que irão focar na disseminação das mudanças realizadas na NR18, principalmente no que diz respeito à gestão de riscos nos canteiros de obras.

A supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, Andreia Kaucher Darmstadter, que participou ativamente do amplo processo de revisão da NR18,  integrou o time de especialistas que discorreram sobre as principais alterações da parte técnica da norma. Andreia chamou atenção para a importância do planejamento e da organização no novo modelo, que vai além do simples cumprimento de exigências normativas, mas avança na gestão do risco e valoriza a atuação de profissionais de segurança e saúde na implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção. Ainda segundo ela, a nova norma traz um “texto mais enxuto, desburocratizado, com regras mais claras e objetivas”, facilitando sua consulta e entendimento.

O representante da Bancada dos Trabalhadores na Comissão Tripartite Paritária Permanente, Robinson Leme, ressaltou a harmonização da nova NR18 com as demais normas regulamentadoras e destacou o grande ganho para as obras com a substituição do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil (PCMAT) e do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) pelo Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), com estrutura praticamente igual à destes dois programas ocupacionais, mas exigindo a aplicação da NR01.

Para o líder de SST da Cbic e presidente do Seconci-SP, Haruo Ishikawa, que coordenou o processo de revisão da NR18, houve 100% de consenso no que foi aprovado pelo grupo responsável pelas alterações, salientando que a nova redação dará mais responsabilidade ao empresário e ao profissional de segurança do trabalho. Ishikawa destacou, ainda, a atuação do Sesi e do Seconci na assistência dada aos trabalhadores da construção, colaborando com a saúde ocupacional das empresas do setor.

A live do evento nacional de lançamento da Canpat Construção 2020 poderá ser conferida na íntegra na página da CBIC no Youtube.