Cooperação técnica firmada com a Cemig prevê ações voltadas para a segurança com a rede elétrica

O Seconci-MG reeditou recentemente um acordo de cooperação técnica com a Cemig, para o desenvolvimento de ações conjuntas visando a ampliar e reforçar junto às empresas de construção civil – e aos trabalhadores do setor-, os cuidados com o uso da  energia, evitando a ocorrência de acidentes com a rede elétrica. 

O convênio firmado enseja uma série de ações educativas, dentre elas o compartilhamento e disseminação de conteúdos didáticos relacionados ao uso seguro da energia. A intenção é potencializar essa ação preventiva, recorrendo a estratégias pedagógicas que sensibilizem os trabalhadores da construção, seus familiares e a comunidade onde estão inseridos sobre os riscos com a rede elétrica, bem como sobre como prevenir e evitar acidentes nesta área.

Para marcar a renovação da parceria, parte do muro que integra a fachada da sede do Seconci-MG recebeu grafites alusivos à segurança com a energia elétrica, como forma de expressar a inclusão deste tema em um dos pilares que norteiam as ações desenvolvidas pela entidade – a Segurança no Trabalho. A grafitagem, patrocinada pela Cemig, reforça a mensagem prevencionista e enseja a incorporação de atitudes de precaução em relação a situações potencialmente perigosas que podem ocorrer com a rede elétrica.

Treinamento gratuito à distância sobre uso seguro da energia – Os cursos de ensino a distância (EaD) se potencializaram e se popularizaram como um recurso para a disseminação de conhecimento de forma segura durante a pandemia da Covid-19, evitando-se o risco de contágio através de aglomeração em salas de aula. Seguindo esta orientação, a Cemig acabou de lançar um projeto pioneiro por meio da sua universidade corporativa (UniverCemig): um curso à distância, com 40 horas de duração, dividido em 05 módulos e composto por textos, vídeos e atividades assíncronas. O treinamento visa a conscientizar a população em relação aos cuidados necessários para se conviver de forma segura com as redes de energia, evitando acidentes e pode ser realizado em família, quando adultos e crianças poderão interagir e aprender juntos as melhores práticas de segurança com a eletricidade. As inscrições podem ser feitas no site da UniverCemig (  https://univercemig.cemig.com.br/ ), na aba “Uso Seguro da Energia”. 

Concurso de redação, desenho e vídeo em parceria com a Abracopel – A Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) e a Cemig estão lançando a 9ª edição do Concurso Nacional de Redação, Desenho e Vídeo, sempre em torno do tema “Eletricidade com Segurança”. As duas organizações apostam que o incentivo gerado por um concurso com uma premiação estimula crianças e adolescentes a se mobilizarem em torno do assunto – eletricidade segura – recorrendo a diversas fontes materiais para apresentar um trabalho criativo. Desta forma, este público passa a ser mais um agente multiplicador de boas práticas em relação ao uso correto e seguro da energia. Divulgue a iniciativa entre seus colaboradores e busque as informações sobre a 9ª edição do concurso no site da Abracopel (www.abracopel.org.br), clicando na aba “concurso”.

No último dia 16 de junho, a Cemig promoveu, de forma virtual, a primeira reunião de planejamento sobre o Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a concessionária de energia elétrica e representantes das instituições que assinaram o mesmo. O objetivo foi alinhar ações e esclarecer detalhes sobre as parcerias firmadas. Na oportunidade, José Carmo Júnior, da Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho, ressaltou que a celebração de convênios com entidades que possuem capilaridade em todo o Estado de Minas Gerais podem auxiliar a Cemig na disseminação de orientações sobre a segurança com energia elétrica para a população da área de concessão da Companhia, ampliando o universo de ações preventivas.