Dia Mundial de Luta Contra a Aids

O dia 1º de dezembro marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, e inicia a campanha Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre a doença. O Seconci-MG procura debater e sensibilizar seu público de alcance sobre a importância da prevenção desta e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), promovendo palestras sobre o assunto. 

A infecção pelo HIV é uma questão de saúde que afeta o mundo todo. Com a evolução do tratamento, nem todo mundo que vive com HIV chega a desenvolver a Aids, que é o estágio mais avançado da doença. 

As formas mais comuns de transmissão do HIV são através de relações sexuais desprotegidas (sem camisinha), uso de drogas injetáveis, sangue contaminado ou da mãe não tratada para o bebê. E, mesmo assintomático, o portador do HIV pode continuar transmitindo o vírus, chamando atenção para as formas de prevenção. Lembramos que o vírus não é transmitido com abraço ou com beijos, pelo ar, pela água (de piscinas, por exemplo) ou por insetos e animais e também por compartilhamento de vasos sanitários, roupas e alimentos. 

A proposta da data e do Dezembro Vermelho é, além de conscientizar a população a respeito da doença, reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. Nas palestras oferecidas às empresas associadas, o profissional de saúde do Seconci-MG atualiza os colaboradores sobre a doença e explica sobre métodos preventivos e de tratamento. 

Em função da pandemia do novo coronavírus, sugerimos às empresas associadas que promovam ações de conscientização de forma virtual, repercutindo em suas redes sociais informação de qualidade a seus colaboradores, sem criar o risco de aglomerações em seus ambientes de trabalho.

Ações da Secretaria Estadual de Saúde

Aproveitando a data, a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), parceira do Seconci-MG, chama atenção para todas as formas de Prevenção Combinada que o SUS disponibiliza à população. 

A prevenção combinada do HIV é uma estratégia de prevenção que tem como foco não só o indivíduo, mas também suas relações e os grupos sociais a que pertence, mediante ações que levem em consideração suas necessidades e especificidades, e as formas de transmissão do vírus.

O SUS também disponibiliza testes rápidos de HIV nas Unidades Básicas de Saúde. É gratuito, seguro e sigiloso.  Para saber mais, acesse: https://saude.mg.gov.br/aids