Faça seus treinamentos normativos no Seconci-MG

Os treinamentos normativos ou obrigatórios em Saúde e Segurança do Trabalho são essenciais para que os trabalhadores possam desenvolver suas funções da melhor forma possível e com os menores riscos. Determinados pelas Normas Regulamentadoras (NRs), eles são exigidos por lei para a execução de determinadas atividades. É através deles que empregadores e trabalhadores ficam cientes de suas obrigações e deveres – principalmente na execução de atividades que envolvem risco, como trabalho em altura e segurança com a energia elétrica, entre outros.

O Seconci-MG, através do seu Departamento de Segurança do Trabalho, promove os treinamentos Admissional e Trabalho em Altura em sua sede. Eles são realizados diariamente, sob demanda, com custo subsidiado para as empresas associadas e, em razão da pandemia de Covid-19, vêm sendo ministrados seguindo todos os protocolos de bioproteção.  

O Treinamento Admissional (NR18) deve acontecer dentro do horário de trabalho, e antes do trabalhador iniciar suas atividades. Seu contéudo programático inclui informações básicas sobre as condições e meio ambiente de trabalho, os riscos inerentes às funções desempenhadas na obra, o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e sobre os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) existentes no canteiro.

Já a Capacitação para Trabalho em Altura, prevista na NR35, conta com um módulo teórico e outro prático (realizado em uma torre de treinamento específica, na própria sede da entidade). Seu conteúdo programático contempla normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura, os riscos potenciais inerentes a este tipo de atividade, medidas de prevenção e controle, os EPIs adequados, bem como sua seleção, inspeção, conservação e limitação de uso. O instrutor aborda, também, os acidentes típicos em trabalho em altura e as condutas apropriadas em situações de emergência, incluindo noções básicas de Primeiros Socorros.

Esses treinamentos podem ser agendados até o dia 17 de dezembro próximo. Eles retornam em 2021, após um breve recesso, quando a maioria do quadro funcional do Seconci-MG entrará em férias coletivas. Mais informações, incluindo o valor do investimento, podem ser obtidas através do telefone (31)3449-8032 (das 7h30 às 11h00 ou das 13h às 14h), ou pelo e-mail seguranca@seconci-mg.org.br.