Marcação de consultas: 08:00 às 12:00 | 13:30 às 17:00 horas

Odontologia e Medicina Assistencial

(31) 3449-8002 ou (31) 3449-8003

Medicina Ocupacional

(31) 3449-8040 ou (31) 3449-8041

Novembro Azul no Seconci-MG

Neste mês, o Seconci-MG chama atenção para os cuidados referentes à saúde do homem, em consonância à campanha mundial do “Novembro Azul”. Embora o foco da vez seja o câncer de próstata, o bem-estar físico e mental, as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e doenças crônicas como a hipertensão e o diabetes devem ser sempre observados pela população masculina.

Os trabalhadores de empresas associadas ao Seconci-MG possuem acesso a um urologista na entidade. O especialista orienta sobre a realização de exames preventivos específicos  e auxilia principalmente os homens a fazerem um check-up a fim de detectar as possíveis causas de um problema de saúde. Entre em contato com o nosso Setor de Marcação – (31)3449-8002 ou 3449-8003 e agende uma consulta.

Em sua fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Na maioria dos casos, eles se manifestam em estágio avançado. Daí a importância de realizar exames preventivos com frequência, para que a doença seja descoberta precocemente, com melhores chances de tratamento e cura.   Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família e fatores de risco), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.

Um desses exames é o toque retal, um procedimento rápido que indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso alguma alteração seja detectada, o médico poderá solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico.

É muito importante prestar atenção ao próprio corpo e observar o surgimento de alterações e sintomas repentinos. O ideal é procurar um médico para solucionar dúvidas e receber orientação e tratamento adequados. SES-MG promove a Campanha Saúde do Homem – A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais vem promovendo a campanha Saúde do Homem, que tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção e os devidos cuidados contra o câncer de próstata, testículos e pênis. O mote desta edição é “Você é o seu melhor remédio”. O Seconci-MG divulga o link de acesso ao material da campanha, para que possa ser compartilhado junto aos grupos e mídias sociais das empresas, ampliando assim o número de pessoas protegidas. Clique aqui e saiba mais sobre o assunto: http://blog.saude.mg.gov.br/