Seconci-MG apresentou práticas adotadas no combate à Covid-19 em Live da Cbic

O Diálogos Cbic da última sexta-feira, dia 22 de maio, teve como tema as ações do setor da construção no combate à Covid-19. Representantes dos Seconcis do Distrito Federal, Paraná, São Paulo e Minas Gerais apresentaram medidas adotadas pelas entidades no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Mediado pelo presidente do Seconci-SP, Haruo Ishikawa, o evento teve como propósito compartilhar experiências e práticas que estão sendo realizadas pelos quatro Seconcis e que podem ser replicadas e adaptadas à realidade de atuação de outras associações estaduais que atuam no setor construtivo. Participaram desta edição o Presidente e a Gerente Executiva da Associação Seconci-Brasil, respectivamente Antônio Carlos Salgueiro de Araújo e Denise Noleto; a Gerente de Segurança do Trabalho do Seconci-DF, Juliana Oliveira; O Superintendente do Sinduscon-PR, Andreas Schiel e o Engenheiro de Segurança do Trabalho do Seconci-PR, Roberto Gubert; a Gerente  de Relacionamento com o Mercado do Seconci-SP, Flávia Coelho e a Coordenadora das áreas médicas assistencial e ocupacional do Seconci-MG, Ana Lúcia Elias de Almeida.

A pauta de apresentações contou com os seguintes assuntos: Visitas orientativas aos canteiros de obras (Seconci-DF); Atendimento presencial nas instalações do Seconci (Seconci-PR); Programa SOS: Seconci Obra com Saúde (Seconci-SP) e Protocolos de atendimento médico (Seconci-MG). 

Em sua exposição, a Dra. Ana Lúcia destacou a conduta adotada pelo Seconci-MG com relação aos exames médicos ocupacionais no contexto da pandemia pelo novo coronavírus. Os procedimentos consideram a Medida Provisória 927/2020, que dispõe sobre as medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública, reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6 (de 20 de março de 2020), e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da Covid-19. De acordo com a referida MP, foram suspensas ou postergadas algumas exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho. 

Em Belo Horizonte, por exemplo, o Seconci optou por manter os exames admissionais para atividades que envolvem trabalho em altura, mudança de função e espaço confinado. No que se refere a exames periódicos e retorno ao trabalho, a indicação é para que as empresas não realizem exames no momento, mas se a empresa se sentir insegura, o exame é feito.

Os temas abordados no Diálogos Cbic integram  Projeto da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) e do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), que consiste na promoção de Eventos Temáticos de Relações do Trabalho/Segurança e Saúde no Trabalho (RT/SST). Segundo o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Cbic, Fernando Guedes Ferreira Filho, as ações compartilhadas durante a Live sinalizam o cuidado das empresas da construção não apenas em relação aos trabalhadores do setor, mas também aos seus familiares. Ele destacou, ainda, que os exemplos abordados pelos Seconcis podem auxiliar construtoras que se encontram com obras paradas e discutindo com os governos locais protocolos a serem adotados para a retomada de forma segura.

As soluções apresentadas no evento com vistas a atenuar o impacto da pandemia para trabalhadores e construtoras, possibilitando a manutenção da atividade do setor construtivo, podem ser conhecidas no vídeo, assista: