Seconci-MG participa de webinar que destaca as experiências do setor da construção da região sudeste no enfrentamento da pandemia

Desde o início da pandemia de Covid-19, a área de responsabilidade social da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) tem compilado boas práticas no enfrentamento da doença. Elas vêm sendo compartilhadas em eventos regionais específicos da entidade, para que possam ser replicadas e adaptadas por outras localidades.

No último dia 28 de outubro, foi a vez de entidades e empresas da construção da região sudeste apresentarem suas boas práticas voltadas para a proteção aos trabalhadores do setor durante a pandemia. Conduzido pela presidente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, Ana Claudia Gomes, o webinar contou com a participação do vice-presidente da Cbic na Região Sudeste, Aristóteles Costa Neto (Espírito Santo) e de representantes de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo na apresentação de suas experiências.

O Seconci-MG participou do evento com exposições de sua coordenadora do Departamento de Serviço Social, Sylvia Helena Costa, e da Gerente de Relacionamento com o mercado da entidade , Marcela Pinheiro. Ambas relataram o apoio que a associação mineira vem prestando às suas associadas neste contexto de enfrentamento da pandemia, destacando ações como a Visita Covid e a Telecovid (teleorientação sobre a Covid-19) – estratégias para verificar e estimular o comprometimento das empresas do setor na adesão às normas e recomendações sanitárias das autoridades oficiais de saúde no combate ao novo coronavírus. Na oportunidade, as representantes do Seconci-MG reportaram que vêm constatando o engajamento das associadas na adoção e cumprimento dos protocolos, para que os níveis de transmissão da doença permaneçam controlados e o setor possa seguir funcionando com segurança.

Outra iniciativa de Minas compartilhada foi a da Somattos. A coordenadora de Recursos Humanos da empresa, Raquel Cardozo, apresentou o case “Como lidar com a Covid-19 nos canteiros de obras”, expondo as ações desenvolvidas e revelando o desafio de manter os procedimentos e as rotinas adotados nos canteiros de obras. Ela também destacou a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat 2020) em formato online, como forma de evitar atividades presenciais nesta contingência que ainda requer distanciamento social.

O Plano de Amparo Social e Imediato (Pasi), através da exposição de seu gerente de Relações Institucionais do Seguro Pasi, André Araújo, também compartilhou suas práticas, reforçando a importância do cuidado com o trabalhador neste contexto. Segundo André, “enxergar como os contratantes podem proteger melhor seus trabalhadores” foi o objetivo principal das ações do Pasi, resultando, por exemplo, em iniciativas como disponibilização de assistência social e apoio psicológico ao colaborador que tinha que deixar sua residência para trabalhar, afinal o setor não interrompeu suas atividades – e aos que estavam vivenciando conflitos domésticos em casa.O webinar trouxe ainda o case “Todos de máscara” do Seconci-Rio, as iniciativas implementadas pela CAC Engenharia, empresa com atuação em Minas Gerais e no Rio de Janeiro e as ações do Sinduscon-SP e do Seconci-SP no combate e resposta à Covid-19.                    O evento direcionado à região Sudeste tem interface com o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia da Covid-19 e é parte integrante do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional). Confira as ações apresentadas no site da entidade: https://cbic.org.br/acoes-da-construcao-na-pandemia-2/.