Seconci-MG participa e apoia ações educativas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher (08/03), a Construtora Sudoeste, associada ao Seconci-MG, promoveu nesta quinta-feira, dia 05 de março, um café da manhã especial para suas colaboradoras. A empresa convidou a ginecologista Elza Brandão, que atende na entidade, para falar sobre Saúde da Mulher. A médica abordou a importância de investir em hábitos de vida saudáveis e de estar sempre atenta à prevenção de problemas de saúde que podem surgir em cada fase da vida feminina, principalmente em meio aos desafios contemporâneos enfrentados pela maioria das mulheres, que levam uma rotina multifuncional, conciliando trabalho, estudo, educação dos filhos e afazeres domésticos – entre outras atividades. Na oportunidade, a médica reforçou também que a prevenção passa pela realização de exames periódicos, sendo esta a melhor forma de diagnosticar precocemente doenças como o câncer de mama e o câncer do colo do útero, aumentando, assim, as chances de cura.

Palestras sobre violência doméstica e familiar contra a mulher

Integrando a programação da Semana da Justiça pela Paz em Casa, promovida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais entre os dias 09 e 13 de março, o Seconci-MG intermediou contatos para a realização de palestras sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher em obras de associadas. O tema já vem sendo debatido no âmbito da construção civil desde 2018, através de uma parceria firmada entre a entidade e a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) do TJMG. A partir da assinatura de um Termo de Cooperação Mútua, em junho de 2019, está em curso o Projeto Construindo Igualdades que tem como objetivo sensibilizar o setor para a urgência de uma mudança de comportamento no enfrentamento desta questão social, através do debate e do esclarecimento sobre as várias formas de violência doméstica contra a mulher e sobre como ela repercute na dinâmica familiar.

As palestras acontecem nos canteiros de obras ou sedes das empresas, e são ministradas por juízes, defensores públicos, psicólogos, antropóloga e assistentes sociais – todos colaboradores arregimentados pela Comsiv. Elas mostram que o relacionamento abusivo de hoje tende a evoluir para a violência doméstica amanhã, trazendo consequências sérias para a saúde física e mental das vítimas, repercutindo na saúde familiar. Evidenciam, ainda, que as pessoas repetem padrões preconceituosos nas relações sociais na família e no trabalho, muitas vezes sem se darem conta disso.

Iniciado em 2015, o programa Justiça pela Paz em Casa conta com três edições por ano. As semanas acontecem em março, mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, em agosto, por ocasião do aniversário da Lei Maria da Penha, e em novembro, mês em que foi instituído, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher.

O Departamento de Serviço Social do Seconci-MG intermedia contatos junto à Comsiv para realização da palestra sobre  violência doméstica. O setor encaminha as demandas de empresas interessadas em debater o assunto à coordenadoria, que irá verificar disponibilidade e condições de atendimento. As solicitações podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected]. Além de sua razão social, a empresa deverá informar data, local e horários pretendidos para realização da palestra, bem como número de ouvintes e contato de um responsável para as tratativas pertinentes à organização do evento.