Seconci-MG realiza vistorias preventivas voltadas para o enfrentamento da Covid-19

Desde o início da pandemia de Covid-19, as empresas da construção civil vêm adequando seus ambientes e rotinas laborais às exigências de enfrentamento da doença, buscando evitar a disseminação do novo coronavírus, para salvaguardar a saúde e segurança de seus colaboradores. Os protocolos e condutas específicos deste novo cenário passaram a permear toda a dinâmica das obras: da aferição de temperatura dos trabalhadores no início da jornada à fixação de dispensers de álcool em gel em vários pontos do canteiro; da demarcação de espaços nos refeitórios para garantir o distanciamento físico durante as refeições ao escalonamento dos horários de entrada e saída do trabalho- para evitar aglomeração.

Reafirmando sua atuação na área da responsabilidade social, o Seconci-MG  vem colaborando com suas  associadas neste processo de readequação do ambiente de trabalho. Entre as ações de apoio, a entidade lançou a Visita Covid, intervenção educativa para checar se as empresas estão observando as recomendações e determinações dos órgãos governamentais e oficiais de saúde neste contexto de enfrentamento da pandemia.

De caráter preventivo e educativo, as vistorias nos canteiros de obras acontecem sob demanda e visam a contribuir, com as empresas que as solicitam, no monitoramento da saúde e segurança de seus empregados durante a pandemia – lembrando que as questões previstas nas normas que regulam o setor não podem ser negligenciadas, no máximo ajustadas às contingências da Covid-19, até o limite da preservação da saúde e da segurança dos trabalhadores e à luz do que preconizam a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério da Economia/Secretaria do Trabalho. 

Durante a vistoria, profissionais dos departamentos de Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho do Seconci-MG preenchem o Relatório de Visita para Prevenir a Disseminação do Coronavírus nas Obras, um Cheklist elaborado pelas duas áreas que norteia a verificação das medidas adotadas pela empresa com vistas à prevenção e redução do contágio pelo novo coronavírus no ambiente de trabalho.  São dadas, também, orientações in loco sobre como conduzir na prática o enfrentamento da Covid-19, atualizando-se informações sobre os protocolos previstos, de acordo com as eventuais alterações na legislação específica. 

A Visita Covid destina-se a empresas de construção civil associadas ao Seconci-MG e pode ser solicitada através de um e-mail criado especificamente para esta ação: visitacovid@seconci-mg.org.br. Os departamentos responsáveis entram em contato para agendar o dia e horário da vistoria preventiva, com todos os cuidados que a inciativa requer. Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones (31)3449-8006 ou 3449-8041.