Sinduscon-MG e Seconci-MG anunciam vencedores do 22º Prêmio Segurança do Trabalho – Edição especial Covid-19

Em formato on line, durante um Fim de Tarde Sinduscon-MG virtual, realizado no dia 09 de novembro, foram anunciados os vencedores do 22º Prêmio Sinduscon-MG/Seconci-MG- Edição especial Covid-19. Neste ano, foram destacadas as melhores boas práticas em saúde e segurança no trabalho voltadas para o combate ao novo coronavírus em empresas associadas às entidades promotoras do Prêmio. A ideia é estimular empregadores e empregados da indústria da construção a buscarem e desenvolverem soluções práticas e métodos criativos que ajudem a enfrentar a emergência de saúde pública decorrente da pandemia de Covid-19.

O resultado da premiação foi surpresa tanto para o Presidente do Sinduscon-MG, Geraldo Jardim Linhares Júnior, como para o Vice-Presidente Administrativo-Financeiro do Seconci-MG, Ricardo Catão Ribeiro, que representou a Presidente da entidade, Danuza Mohallem, no evento. Ambos ainda não conheciam a identidade dos ganhadores e pontuaram que todo o setor saiu vencedor e vem se sobressaindo no enfrentamento da pandemia, cumprindo as recomendações sanitárias das autoridades públicas de saúde, os protocolos de bioproteção e preventivos, possibilitando que os níveis de transmissão do vírus permaneçam controlados e que a indústria da construção – tão importante para a retomada econômica do país – siga seu curso, mesmo com as restrições impostas pela nova realidade que estamos vivendo.

A Coordenadora das áreas Médicas Ocupacional e Assistencial do Seconci-MG, Ana Lúcia Elias de Almeida, parabenizou todas as empresas que participaram do Prêmio – em especial seus trabalhadores e os profissionais das áreas de saúde e segurança do trabalho, pelo empenho na adequação do ambiente laboral às necessidades exigidas pela pandemia e também por buscarem soluções factíveis e novas idéias. Ela destacou o novo desafio diário imposto às rotinas de trabalho, que passaram a exigir novas condutas e dinâmicas. A médica observou que já estão mais internalizados os cuidados que se tinha no começo da pandemia. “Hoje temos muito mais conhecimento e estamos teoricamente mais preparados, mas não é hora de relaxarmos e sim de utilizarmos o aprendizado adquirido”- ponderou.

A Supervisora da área de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, Andreia Darmstadter, apresentou e comentou as boas práticas vencedoras. Ela enfatizou que o objetivo principal da premiação foi motivar as empresas da indústria da construção a se comprometerem com o enfrentamento da pandemia, através de recursos exequíveis, inovadores, replicáveis que possam consolidar uma cultura prevencionista específica. A engenheira de segurança anunciou as três concorrentes vencedoras: Construtora Castor, Emccamp Residencial e Racional Engenharia.

A Construtora Castor desenvolveu um totem de álcool gel feito de canos de PVC que é acionado pelo pé. A solução foi criada pelos trabalhadores da empresa, com material disponível nas obras, abordando duas ações importantes no combate à Covid-19: a higiene das mãos e o evitamento de contato com superfícies. 

Além das campanhas educativas institucionais de prevenção, a Emccamp Residencial realizou a adaptação de pedais para acionar torneiras das pias e saboneteiras. Bebedouros também foram adaptados com o uso de materiais habituais das obras. De fácil reprodução em outros canteiros, a técnica pode ser reproduzida em empresas de outros segmentos.

C:\Users\seguranca.SECONCI\Desktop\XXII Prêmio de Segurança 2020\EMCCAMP RESIDENCIAL S A\WhatsApp Image 2020-08-20 at 08.12.56.jpeg

A Racional Engenharia também foi um dos destaques da 22ª edição do prêmio. A prática vencedora foi o fornecimento de três kits de máscaras com cores distintas, para cada um dos trabalhadores. Esses kits contêm cinco máscaras de colorações diferentes para troca a cada duas horas, estimulando o uso efetivo desse tipo de proteção dentro e fora do ambiente de trabalho.

Após a apresentação de cada prática, representantes das empresas agraciadas falaram em nome de suas equipes e da experiência de ter participado desta edição especial do Prêmio. As vencedoras serão contempladas com um certificado, registrando a atuação destacada na luta contra a disseminação do novo coronavírus.

A solenidade que revelou os vencedores do 22º Prêmio de Segurança do Trabalho contou com a participação das Procuradoras do Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais (MPT-MG), Dra. Ana Cláudia Nascimento Gomes e Dra. Fernanda Brito Pereira. Ambas parabenizaram o Sinduscon-MG e seu braço social, o Seconci-MG pela iniciativa e as empresas participantes pelas boas práticas de prevenção à Covid-19 criadas – assinalando que todas são simples, baratas, acessíveis, adaptáveis e de fácil compreensão e utilização.

O evento foi encerrado com os depoimentos do Vice-Presidente da Área de Materiais, Tecnologia e Meio Ambiente do Sinduscon-MG, Eduardo Henrique Moreira, e do Presidente do Sindicato Patronal, Geraldo Linhares. Ambos ressaltaram que a atitude de todos é decisiva para que a Construção Civil se mantenha em funcionamento. É de suma importância não relaxar na adoção das medidas protetivas e seguir cumprindo diariamente as regras de bioproteção, como o uso correto de máscaras, higienização frequente das mãos, ferramentas e EPIs e a manutenção do distanciamento social nas obras e áreas de vivência. Em suas falas eles enalteceram as opções preventivas premiadas, que serão compendiadas e divulgadas para as empresas associadas às duas entidades e outros setores produtivos.