Supervisora da área de Segurança do Trabalho do Seconci-MG discute as novas NRS, o PGR e os desafios em SST em Live promovida pelo Seconci-Rio

As diversas alterações nas regras de saúde e segurança do trabalho trazem novos desafios para os profissionais de Segurança e Saúde do Trabalhador (SST). Estas mudanças têm sido um tema recorrente em vários fóruns de discussão, com a participação de especialistas e interessados em trocar informações e experiências relacionadas ao assunto.

Na quinta-feira, 01 de outubro, a Supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, Andreia Kaucher Darmstadter, participou de mais um encontro virtual   na qual discutiu o teor das mudanças propostas pelas novas Normas Regulamentadoras (NRs), bem como a implementação do novo Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), que dispõe a respeito dos requisitos gerais para as ações de prevenção e gerenciamento de riscos no ambiente de trabalho. O recém instituído programa irá substituir o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), da Norma Regulamentadora 09 (NR-9).

Na Live promovida pelo Seconci-Rio, a supervisora debateu este e outros assuntos com a Gerente Médica de Saúde da entidade carioca, Gilda Araújo. As especialistas salientaram que antes da implementação do PGR é fundamental estar atento a todos os requisitos do novo texto da NR01, norma que pauta sua elaboração. Ambas evidenciaram que o novo Programa irá demandar habilidade em gestão, cabendo aos profissionais da área de segurança do trabalho planejar, executar, controlar e projetar ações de melhoria no ambiente laboral.