Categorias
Uncategorized

Seconci-MG promove, em parceria com a SMSA, ações de conscientização e combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis

A campanha Dezembro Vermelho enseja uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV e outras ISTs. Ciente da importância do acesso à informação adequada e com o objetivo de esclarecer sobre prevenção, proteção e assistência dada pelo SUS às pessoas infectadas pelo HIV e outras ISTs, o Seconci-MG, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, por meio das Coordenações de Saúde Sexual/Atenção às ISTs e do Adulto/Idoso, promoveu, no último dia 11 de dezembro, para colaboradores de um dos canteiros de obras da associada EPO Engenharia, ações de sensibilização e prevenção relacionadas a estas infecções.

Os trabalhadores receberam inicialmente uma palestra que abordou principalmente as ISTs mais comuns, com explicações sobre como se manifestam, seus meios de transmissão, prevenção, diagnóstico e tratamento. Em seguida, aqueles que se interessaram puderam realizar, no próprio local de trabalho, testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. Práticos e de fácil execução, os testes rápidos são realizados com a coleta de uma gota de sangue e os resultados saem, em no máximo, 30 minutos. Foi explicado que eles devem ser feitos sempre que a pessoa tiver passado por uma situação de risco. Os resultados foram fornecidos acompanhados de orientações específicas, ou seja, a ação educativa e preventiva inclui o aconselhamento antes e após a testagem rápida, ressaltando-se a importância do diagnóstico realizado em tempo oportuno e as opções para a busca de tratamento e controle – gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

O Seconci-MG, com o apoio da SMSA, pretende replicar e expandir essa ação educativa em outras obras no próximo ano, acreditando que a prevenção e o tratamento de indivíduos com ISTs melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções.

Para maiores informações, entrar em contato com o Departamento de Serviço Social do Seconci-MG, através dos telefones (31) 3449- 8005/3449-8006 ou do e-mail social2@seconci-mg.org.br

Categorias
Uncategorized

Seconci-MG em 2019

O Seconci-MG encerra o ano certo da importância de suas ações de responsabilidade social dentro do setor da construção civil. Já são quase 28 anos de dedicação ao bem mais valioso de nossas empresas associadas: seu capital humano. 

Iniciamos o ano de 2019 celebrando a marca de dois milhões de atendimentos prestados em suas áreas de atuação – saúde, segurança do trabalho e serviço social. A conquista veio ao fim de um ano difícil, em que readequações foram necessárias, mas mostra que a entidade não arrefeceu seus esforços em meio a crise. O Seconci-MG soube se reinventar, garantindo atendimentos de qualidade ao trabalhador da construção civil e seus familiares. 

O marco é, para nós, motivo de orgulho, e representa um projeto de responsabilidade social longevo, que ao longo de quase trinta anos de atividades, pôde sempre contar com parceiros valiosos dentro de suas empresas associadas, que atuam como multiplicadores de nossas ações in loco. É com a ajuda dos colaboradores de nossas associadas que conseguimos alcançar os trabalhadores, e contribuir para a melhoria da qualidade de vida deles e de suas famílias. 

Já no primeiro Fim de Tarde do ano, o Sinduscon-MG fez questão de destacar as conquistas de seu braço social, celebrando não só os 2 milhões de atendimentos, como também os 27 anos de atividades do Seconci-MG e a outorga do título de Utilidade Pública Estadual à entidade social, além da entrega do XXº Prêmio Sinduscon-MG/Seconci-MG de Segurança do Trabalho. O evento contou com a presença de empresários do setor da construção, parceiros e profissionais em cargos gerenciais em um evento mensal, que permite a troca de informações e discussão de assuntos relevantes para o segmento produtivo.

O Seconci-MG teve novas eleições em 2019, para renovação de sua Diretoria e Conselho Fiscal no mandato de 01 de setembro de 2019 a 31 de agosto de 2021. Danuza Mohallem (Collem Construtora Mohallem LTDA) é, novamente, presidente da entidade, tendo como vice-presidente de Planejamento Ricardo Catão (RC Engenharia e Comércio Ltda.), e como vice-presidente Administrativo-Financeiro, Eustáquio Peixoto (Construtora Fibra Ltda.).

Promoção da saúde

Sob a ótica da responsabilidade social, a saúde do trabalhador é um aspecto fundamental a ser observado pelas empresas. Nesse sentido, seguimos ofertando os seguintes serviços e atendimentos nas áreas médicas assistencial e ocupacional, e na área odontológica:

Área Médica Assistencial 

Consultas com hora marcada nas seguintes especialidades: cardiologia, clínica geral, dermatologia, ginecologia, oftalmologia, urologia, ortopedia/fisioterapia.

Área Médica Ocupacional 

Mediante convênio específico, é disponibilizado o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) que inclui as consultas médicas ocupacionais (exames admissional, demissional, mudança de função, periódico, retorno ao trabalho), exames complementares de acuidade visual e audiometrias, elaboração e acompanhamento de plano anual de palestras educativas, elaboração de relatórios anuais específicos e visitas aos canteiros de obras.

Área Odontológica

São realizadas diariamente palestras sobre higiene bucal e prevenção de doenças. 

Consultas com hora marcada na sede do Seconci-MG incluem restaurações plásticas, profilaxias dentárias e remoção de tártaro, extração de dentes, odontopediatria, tratamento de canal, confecção de próteses dentárias, radiografias dentárias e atendimento de emergências odontológicas. 

Prestação de atendimento odontológico básico nos canteiros de obras (com triagem de casos para as especialidades) através da Unidade Móvel Odontológica (UMO). Em 2019, nove canteiros de obra foram atendidos pela UMO. 

Palestras e campanhas educativas temáticas

O Seconci-MG conta com profissionais de saúde e parceiros experientes que ministram palestras de educação em saúde. O Departamento de Serviço Social seguiu articulando a realização das palestras. O setor verifica se o tema da palestra solicitada pela empresa associada pode ser abordado por um profissional da casa, e, em caso positivo, se é possível conciliar o horário de trabalho deste palestrante com a demanda encaminhada. O Departamento também intermedia contatos e providências para as palestras ministradas por parceiros da entidade. Entre janeiro e dezembro deste ano, foram realizadas 81 palestras. 

Segurança do Trabalho

O Departamento de Segurança do Trabalho trouxe novidades em 2019. Foram desenvolvidos novos serviços: 

Auditoria em SST

Trata-se de uma “inspeção preventiva”, com a emissão de um relatório com base no SEGCON, software desenvolvido pelo Seconci-MG que funciona como uma ferramenta de gestão da NR18 e obrigações relacionadas às Normas Regulamentadoras (NRs) 05, 06, 07, 09 e 35. Existe, ainda, a opção de visitas periódicas de acompanhamento.

Levantamento de Riscos Ambientais (LRA)

O LRA complementa os documentos ocupacionais disponibilizados pelo Seconci-MG, visando o cumprimento de exigência da NR 9 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e da NR 18 (PCMAT). O documento quantifica os riscos no ambiente de trabalho. São realizadas as seguintes medições: ruído, vibração e poeira mineral respirável.  

Laudo Técnico de Insalubridade 

O laudo técnico de insalubridade (NR15 – Atividades e Operações Insalubres) serve para determinar se o empregado faz jus ao adicional de insalubridade, cujo percentual varia de acordo com o agente nocivo ao qual está exposto. Ele também pode evitar a percepção indevida do benefício e subsidiar ações no sentido de calcular as alíquotas das contribuições ao INSS.

Laudo Técnico de Periculosidade

Documento obrigatório para toda empresa que tenha empregados expostos a riscos nas atividades ou operações que desempenham e que, por natureza ou método de trabalho, impliquem em contato permanente com agentes explosivos, inflamáveis líquidos, inflamáveis gasosos, radiação ionizante, substância radioativa e eletricidade, em condições de risco acentuado. Atende às exigências da NR16- Atividades e Operações Perigosas.

Laudo Técnico das Instalações Elétricas

Recomedado pelo item 18.21 NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, o Laudo tem caráter pericial e trata dos aspectos técnicos envolvidos nas instalações elétricas temporárias no canteiro de obra, adequando-as às exigências das Normas Regulamentadoras pertinentes – NR 10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade), NR 12 (Máquinas e Equipamentos) e a NR 18.

Além dos serviços, cursos e treinamentos na área de segurança, em que o Seconci-MG tem notória expertise, o departamento articulou e participou de diversos eventos ao longo do ano. Relembre alguns deles: 

Canpat – Seção Minas Gerais

Iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (Canpat) reuniu profissionais de todo o país e representantes do Serviço Social da Indústria (Sesi-DN), dos Sindicatos da Indústria da Construção Civil (Sinduscons), dos Serviços Sociais da Indústria da Construção (Seconcis) e do Ministério do Trabalho (MTE), que têm atuação destacada em Saúde e Segurança do Trabalho. A ação conjunta visa intensificar a conscientização sobre uma cultura de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, através da realização de eventos regionais de mobilização que tragam a discussão de questões relacionadas ao assunto.

V Encontro Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção

Com o tema “O Futuro do Trabalho na Construção: Inovação e Segurança”, o V Encontro Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção apresentou inovações na prevenção de acidentes e na modernização do ambiente produtivo na construção. A iniciativa é da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) e do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional). Na ocasião, foi lançado o livro Segurança e Saúde na Indústria da Construção – Prevenção e Inovação, que contou com a colaboração da Supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, Andreia Darmstadter, autora do artigo “Gestão de SST/EPIs para Trabalho em Altura”. 

Seminário Técnico “Boas Práticas em Segurança e Saúde no Trabalho”

O Seminário Técnico “Boas Práticas em Segurança e Saúde no Trabalho”, realizado pelo Trabalho e Vida, instituto especializado em temas voltados para a segurança e saúde no trabalho, com atuação em âmbito nacional, teve o apoio do Seconci-MG.

Lançamento da XXIª edição do Prêmio Sinduscon-MG/Seconci-MG de Segurança do Trabalho

O Sinduscon-MG e o Seconci-MG lançaram mais uma edição do Prêmio de Segurança do Trabalho, esforço conjunto para destacar e compartilhar as boas práticas de segurança, fortalecendo a adoção de uma cultura prevencionista no setor. Para participar, foi necessário utilizar o SEGCON, um software desenvolvido pelo Seconci-MG que funciona como uma “ficha de inspeção eletrônica e reúne itens avaliáveis relacionados às Normas Regulamentadoras 5, 6, 7, 9, 18 e 35. Através desta ferramenta, é possível identificar o que está em conformidade e o que ainda é necessário adequar para cumprir a legislação de segurança vigente. A premiação contempla as seguintes categorias: Empresa Prevencionista, Certificado de Empresa Prevencionista, Operário Destaque na Segurança do Trabalho e Empresa Destaque na Área de Vivência.

Homenagem do 21º Centro de Telemática do Exército

Em 2019, o Departamento de Segurança do Trabalho recebeu mais uma homenagem do 21º Centro de Telemática do Exército. O setor, que já havia sido agraciado em julho de 2017, prestou, novamente, apoio ao órgão na capacitação de oficiais para realização de trabalho em altura (NR35). Foram disponibilizadas vagas no treinamento para Trabalho em Altura que o Seconci-MG promove em sua sede. 

Seminário Mudanças na Segurança e Saúde no Trabalho 

Engenheiros, tecnólogos, técnicos em segurança do trabalho, médicos e enfermeiros do trabalho, empresários e profissionais de RH se reuniram no seminário Mudanças na Segurança e Saúde no Trabalho. O objetivo foi criar um ambiente de debate propositivo em torno das revisões das normas regulamentadoras (NRs), envolvendo representantes do governo, dos trabalhadores e empregadores. 

Simpósio Internacional sobre Prevenção de Acidentes com Quedas de Altura

A segunda edição do  evento teve em sua programação cursos de atualização em trabalhos em altura, seminários técnicos e palestras de especialistas no tema. O Seconci-MG apoiou a iniciativa, coordenada pelo Instituto Trabalho e Vida, que promove seminários com abordagem de temas voltados para segurança e saúde ocupacional. 

Seconci-MG apoiou campanha da Cemig sobre segurança com a rede elétrica 

A Cemig conduziu uma campanha educativa sobre segurança com a rede elétrica, focada na construção civil. O Seconci-MG apoiou a iniciativa desde sua elaboração e a campanha desenvolveu um vídeo para ser enviado via WhatsApp ou postado em redes sociais.

Encontro de SST do Ministério Público de Minas Gerais

O Seconci-MG foi um dos apoiadores do I Encontro de Saúde e Segurança do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), voltado a membros e servidores do Ministério Público. Nele, discutiu-se a Saúde e Segurança do Trabalho a partir da realidade do órgão.

CPR discutiu consulta pública para a NR18 

O Comitê Permanente Regional de Minas Gerais (CPR-MG), coordenado pela Supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, Andreia Kaucher Darmstadter, reuniu-se na sede da entidade para discutir o texto básico da NR18, que regulamenta as condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção. O objetivo é desburocratizar, simplificar, harmonizar e equilibrar a segurança do trabalhador e as respectivas obrigações das empresas.

Palestra Segurança no Lar no Curso de Extensão Cultural da 4ª Região Militar

A 4ª Região Militar recebeu a palestra “Segurança no Lar”, ministrada pela Supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, engenheira Andreia Darmstadter. Andreia falou para participantes do Curso de Extensão Cultural da Mulher, que reúne esposas e dependentes de militares, abordando situações de risco dentro de uma residência, sobretudo para crianças e idosos, apontando as formas de prevenir os acidentes mais comuns.

Alterações promovidas nas NRs 1, 2 e 12

O Governo Federal realizou alterações em normas regulamentadoras. As NRs 1 e 12 passaram por revisão, enquanto que a NR2 foi revogada. A supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, Andreia Darmstadter, vem participando da bancada do empregador no Grupo Tripartite envolvido com o processo de revisão das normas.

Outras participações

Não foi apenas na Segurança do Trabalho e na Saúde que o Seconci-MG marcou presença em 2019. A entidade também participou de campanhas dentro do setor da Construção Civil e, também, voltadas para a comunidade em que se insere. Veja: 

Cursos da parceria com o Senai-MG

A entidade conseguiu a renovação do convênio com o Senai até 3 de julho de 2020, garantindo a realização de mais cursos de iniciação e aperfeiçoamento profissional. Gratuitos, os cursos incluem equipamentos, materiais didáticos, ferramentas e acessórios para dar o suporte necessário a sua realização. Eles são voltados a jovens e adultos, possibilitando aos participantes se qualificarem para o desempenho de funções profissionais, além de atualizar e ampliar habilidades adquiridas em sua formação ou em sua rotina de trabalho. De fevereiro a dezembro, foram promovidos sete cursos. Disponibilizamos 260 vagas e recebemos 396 inscrições. Foram matriculados 165 alunos e formados 142 participantes, em duas edições do curso de elétrica predial, 2 edições do curso de drywall, uma capacitação para pintor de obras e duas edições do curso de mecânica de motos.  

Ações conjuntas de combate ao Aedes aegypti 

A Dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti estão constantemente no foco das ações educativas promovidas pelo Seconci-MG. Diariamente, nos treinamentos admissionais promovidos pelo Departamento de Segurança do Trabalho da entidade, são feitas preleções de curta duração sobre o assunto, que também é tema de palestras em canteiros de obras. Além disso, durante as vistorias preventivas realizadas pela equipe da Segurança do Trabalho nas obras de empresas associadas, incluiu-se os focos potenciais de reprodução do mosquito entre os itens de verificação das condições dos canteiros. A entidade também trabalhou junto ao MobiliazSUS-BH e à Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, desenvolvendo ações educativas e de sensibilização. 

Participação em campanhas

O Seconci-MG participou, também, de outras campanhas junto à Secretaria Estadual de Saúde. A entidade chamou atenção de suas associadas para campanhas como a Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a campanha “Doe órgãos, doe vida”. A entidade também participou ativamente do Outubro Rosa e do Novembro azul, conscientizando seu público a respeito da saúde da mulher e do homem, respectivamente. Além de participar das campanhas de órgãos públicos, o Seconci-MG também promoveu eventos nesse sentido, como a tarde de palestras “Outubro Rosa: Vozes que transformam”, desenvolvido junto ao Sicepot-MG. 

Parceria com o TJMG

Dando prosseguimento a nossa parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), iniciada em 2018, intensificamos as ações a respeito da violência doméstica e familiar contra a mulher. Diversas empresas associadas abriram seus canteiros de obras para receber juízes, defensores públicos, psicólogos, assistentes sociais e antropóloga, que abordaram os diversos aspectos de uma situação que afeta não apenas as vítimas, às vezes de forma fatal, mas repercute na dinâmica familiar e na sociedade civil. Em junho, foi assinado um Termo de Cooperação Mútua com o TJMG, através da sua Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COMSIV), para o desenvolvimento do Projeto Construindo Igualdades. Também participamos do evento “Mulheres na Praça”, dentro da programação da 15ª Semana da Justiça pela Paz em Casa. A entidade realizou aferição da pressão arterial e testes de glicemia capilar, alertando para a importância de conhecer melhor a própria saúde. Entre outubro de 2018 e dezembro de 2019, foram realizadas 21 palestras, alcançando 1848 ouvintes.  

Oferta da EJA na modalidade EaD

Considerado uma das principais tendências educativas no mundo inteiro, o Ensino a Distância chegou à Educação de Jovens e Adultos. O Sesi/Fiemg, parceiro do Seconci-MG e do Sinduscon-MG no desenvolvimento de  programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), disponibilizou a abertura de turmas no sistema EaD (Educação a Distância). A modalidade permite que alunos e professores interajam virtualmente, por meio de celulares, computadores e tablets, sem que estejam diariamente presentes em uma sala de aula.

Dia Nacional da Construção Social

A edição de 2019 do Dia Nacional da Construção Social levou cerca de 700 pessoas ao Clube do Trabalhador do Sesi. Foram realizados 2.465 atendimentos nas áreas de saúde, cidadania e lazer, através da colaboração de 155 voluntários das entidades realizadoras e parceiros. Movida pela campanha “O mundo está mudando, e você?”, a 13ª edição do DNCS buscou uma reflexão sobre as mudanças no mercado de trabalho, os impactos e a importância da tecnologia e da atualização dos trabalhadores. O DNCS incluiu em sua programação ações que mostram mudanças pelas quais o setor da construção está passando, bem como ferramentas para se planejar o futuro nesta indústria.O DNCS é promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), através da Comissão de Responsabilidade Social (CRS), e correalizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) Nacional. Em Belo Horizonte, o evento é organizado pelo Sinduscon-MG e seu braço social, o Seconci-MG, e contou com o apoio de diversos parceiros: Laboratório São Paulo, Laboratório Laborclínica, Óticas Diniz, Cemig,Prefeitura Municipal de Betim, Sepadi Betim, Faculdade Unincor, Glaxo SmithKline (GSK), Oral-B e Tribunal de Justiça de Minas Gerais. 

16ª edição do Minascon

O Seconci-MG esteve presente no Minascon 2019 – maior evento da cadeia produtiva da construção -, que este ano teve como tema: O mundo muda, a indústria transforma. Durante os seis dias do evento, quem passou pelo stand do Seconci-MG pôde se informar sobre as ações e serviços da entidade. Foi possível, ainda, aferir a pressão arterial e fazer uma avaliação de bioimpedância – um exame que analisa a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de músculo, osso e gordura. Ambas as aferições são indicadores em saúde que podem estimular mudanças de hábitos, chamando atenção para um dos aspectos da atuação do Seconci-MG na área da promoção à saúde, disponibilizando para os trabalhadores da construção civil e seus familiares recursos para a prevenção e controle de doenças.

Categorias
Uncategorized

Seconci-MG amplia sua área de abrangência

O Seconci-MG ampliou sua área de atuação. Conforme acordado nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) vigentes no período de 01 de novembro de 2019 a 31 de outubro de 2020, o Seconci-MG  realizará ações sociais e prestará serviços de promoção à saúde e segurança do trabalho a trabalhadores dos municípios de Belo Horizonte (24ª cláusula), Betim(25ª cláusula), Contagem (23ª cláusula), Pedro Leopoldo (15ª cláusula), Santa Luzia (30ª cláusula) e Vespaziano (17ª cláusula).

Os trabalhadores, empregados das empresas de construção civil destas localidades, e familiares destes, passam a ter acesso, sem ônus para os mesmos, a ações sociais e serviços de promoção à saúde e segurança do trabalho. Cabe à empresa associada arcar com estes benefícios.

Confira alguns destes serviços disponibilizados:

Área Médica Assistencial: Consultas com hora marcada nas seguintes especialidades: cardiologia, clínica geral, dermatologia, ginecologia, oftalmologia, urologia, psicologia, ortopedia/fisioterapia.

Área Médica Ocupacional: Mediante convênio específico, é disponibilizado o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) que inclui as consultas médicas ocupacionais (exames admissional, demissional, mudança de função, periódico, retorno ao trabalho), exames complementares de acuidade visual e audiometrias, elaboração e acompanhamento de plano anual de palestras educativas, elaboração de relatórios anuais específicos. 

Área Odontológica: palestras diárias sobre higiene bucal e prevenção de doenças, consultas com hora marcada, na sede do Seconci-MG, que incluem restaurações, profilaxias dentárias, remoção de tártaro, polimento, extração de dentes, odontopediatria (atendimento de crianças com idade entre 6 e 13 anos) tratamento de canal (de dentes anteriores) e atendimento odontológico básico no próprio local de trabalho – através da Unidade Móvel Odontológica (UMO).

Área de Segurança do Trabalho: cursos e treinamentos exigidos pela legislação de segurança – Treinamento Admissional (NR18), formação para membros da CIPA, Curso Básico NR10, Curso de Reciclagem da NR10, Capacitação para Trabalho em Altura (NR35), Elaboração de documentos ocupacionais (PCMAT/PPRA/LRA), inspeções de risco preventivas e palestras sobre temas voltados para a Segurança no Trabalho.

Área Social: orientações sobre obtenção de benefícios no Seconci-MG e na rede pública, promoção de palestras sobre temas de educação em saúde e cidadania, supervisão de projetos nas áreas de educação (EJA/ qualificação profissional), lazer e cultura. 

Mais informações no Departamento de Serviço Social (31 3449-8006) ou no site do Seconci-MG: www.seconci-mg.org.br.

Categorias
Uncategorized

Revisão da NR18 traz melhorias para a gestão da segurança nas obras

No próximo ano deverá ser publicada uma nova NR18. A norma vem passando por uma revisão ao longo de reuniões técnicas das quais participaram representantes dos trabalhadores, dos empregadores e do governo, configurando uma atuação tripartite. A Supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, Andreia Darmstadter, que representa a bancada do empregador, participou do processo de elaboração das propostas do setor da construção, que também contou com contribuições encaminhadas por entidades associadas à Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) e teve o apoio do Seconci Brasil e de vários profissionais especialistas em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) de diversos Seconcis. O grupo se debruçou na consolidação das sugestões recebidas até a finalização da proposta apresentada.  A revisão das Normas Regulamentadoras é um processo de grande relevância para o setor produtivo, especialmente da NR18, que é a norma setorial mais importante aplicável ao segmento da construção. Ela define diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e organização, que têm como objetivo implementar medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos expedientes, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria construtiva. Neste processo revisional de NRs, o governo estabeleceu como critério a simplificação e desburocratização destas, sem que houvesse comprometimento ou prejuízo das questões primordiais de segurança e saúde para os trabalhadores. Segundo a Supervisora da área de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, a nova versão da NR18 será bem diferente, mais dinâmica, mais racional. A versão em vigor tem cerca de 847 itens. Com as alterações promovidas, conseguiu-se reduzir o texto para menos de 500 itens.

Categorias
Uncategorized

Palestras sobre HIV/AIDS marcaram o Dezembro Vermelho nas obras

Buscando atualizar seus colaboradores sobre a AIDS e sensibilizá-los sobre a evolução dos métodos preventivos e de tratamento da doença, algumas empresas associadas promoveram, com o apoio do Seconci-MG, palestras sobre o tema em suas obras.

A iniciativa integra ações da campanha Dezembro Vermelho, focada na prevenção da infecção pelo HIV, que pode levar à AIDS, bem como em outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ginecologista do Seconci-MG, Elza Brandão, explicou nas palestras ministradas que, com a evolução do tratamento, nem toda pessoa que vive com o vírus HIV chega a desenvolver a AIDS, esclarecendo a diferença entre os termos: HIV é a sigla em inglês para o vírus da imunodeficiência humana – uma vez que ele ataca o sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo de doenças. Já a AIDS, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida compreende o estágio mais avançado da doença causada pelo vírus HIV. Mais vulnerável, o organismo fica sujeito às chamadas infecções oportunistas, que vão desde um resfriado a doenças mais graves como a tuberculose.

A médica abordou as formas de transmissão do HIV: através de relações sexuais desprotegidas (sem camisinha), uso de drogas injetáveis, sangue contaminado ou da mãe não tratada para o bebê. Explicou, ainda, que o vírus não é transmitido com abraço ou com beijos, pelo ar, pela água (de piscinas, por exemplo) ou por insetos e animais e também por compartilhamento de vasos sanitários, roupas e alimentos. Mas destacou que, mesmo assintomático, o portador do HIV pode continuar transmitindo o vírus, chamando atenção para as formas de prevenção.

O público que assistiu às palestras soube que o preservativo, ou camisinha, é o método mais conhecido, acessível e eficaz para se prevenir da infecção pelo HIV e outras ISTs, como a sífilis, a gonorreia e também alguns tipos de hepatites. Além disso, ele evita uma gravidez não planejada.

Para reforçar essa informação, foram distribúidos preservativos aos ouvintes após a palestra, obtidos pelo Seconci-MG junto a Coordenação Municipal de Saúde Sexual e Atenção às ISTs, AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde. Eles também ficaram sabendo que as camisinhas podem ser buscadas regularmente nos Centros de Saúde mais próximos de suas residências, sem a necessidade de consulta médica e receita.

Categorias
Uncategorized

Mensagem da Presidente

Estamos prestes a fechar mais um ciclo, e nesta reta final de ano é inevitável fazermos um balanço do que foi realizado – deixando para trás o que não germinou e reiterando o compromisso de dar sequência ao que funcionou e deu sustentação à nossa caminhada.

Falar que 2019 foi um ano difícil já virou retórica. O que conta mesmo foi nossa capacidade de resiliência, de nos adaptarmos à dinâmica dos novos tempos, e de não transigir em relação ao que move nosso Seconci: contribuir para melhorar a qualidade de vida de nossos trabalhadores e dar nosso quinhão de apoio à sustentabilidade do nosso setor produtivo. 

Reeleita para mais uma gestão na condução desta casa, tive a felicidade de compartilhar com todos os envolvidos nesta missão os mais de dois milhões de atendimentos prestados aos usuários de nossos serviços e beneficiados com nossas ações. Cifra que dá lastro à responsabilidade social que praticamos. É uma boa oportunidade para agradecer o apoio de meus colegas de diretoria, nossos associados, nossos parceiros – os de sempre e os agregados no decorrer de 2019 – e nossos colaboradores, que souberam compreender as vicissitudes do momento e se dedicaram, com afinco, ao trabalho de manter a entidade funcionando com qualidade. Nosso comprometimento com o que fazemos e entregamos faz a diferença na potencialização de nossas ações e nos dá ânimo para seguir investindo nos pilares que nos movem e sustentam: saúde, segurança no trabalho e promoção social.

Que 2020 traga boas novidades, desafios estimulantes e avanços em todas as nossas áreas de atuação. O apreço que comungamos por esse projeto de responsabilidade social que é o Seconci-MG será sempre a força motriz da nossa andança.

Que o período natalino seja festejado em paz e harmonia e o novo ano recebido com esperança e alegria. Boas Festas!

Danuza Mohallem

Presidente do Seconci-MG

Categorias
Uncategorized

Homologação dos resultados do 21º Prêmio Segurança do Trabalho Sinduscon-MG/Seconci-MG

A reunião para homologação dos resultados do XXIº Prêmio Segurança do Trabalho Sinduscon-MG/Seconci-MG aconteceu no último dia 09 de dezembro, na sede do Seconci-MG. Representantes das entidades promotoras da premiação e da Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) tiveram acesso às pontuações alcançadas pelas empresas que se inscreveram para esta edição, aferidas pelo Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG ,no período de julho a outubro de 2019. 

O objetivo principal do Prêmio é destacar, dar visibilidade e compartilhar as boas práticas de gestão da segurança, fortalecendo a adoção de uma cultura prevencionista no setor da construção. Ele contempla as seguintes categorias: Empresa Prevencionista, Certificado de Empresa Prevencionista, Operário Destaque na Segurança do Trabalho e Empresa Destaque na Área de Vivência.

Na reunião de homologação, a Supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, Andreia Darmstadter, esclareceu o modus operandi das vistorias às obras inscritas pelas concorrentes, lembrando sobre a necessidade de utilização do SEGCON, o software desenvolvido pelo Seconci-MG que funciona como uma “ficha de inspeção eletrônica e reúne itens avaliáveis relacionados às Normas Regulamentadoras 5, 6, 7, 9, 18 e 35. Através desta ferramenta, é possível identificar o que está em conformidade e o que ainda é necessário adequar para cumprir a legislação de segurança vigente.

Os vencedores da XXIª edição do Prêmio Segurança do Trabalho serão conhecidos no início do próximo ano, em solenidade de premiação a ser realizada durante o primeiro Fim de Tarde Sinduscon-MG de 2020, em data a ser oportunamente divulgada. O evento reúne periodicamente dirigentes de associadas ao Sinduscon-MG e ao seu braço social, Seconci-MG, entidades promotoras do Prêmio, com o objetivo de oportunizar um ambiente de relacionamento e troca de informações importantes para a construção civil.

Categorias
Uncategorized

Funcionamento do Seconci-MG durante as férias coletivas

No período de 23 de dezembro de 2013 a 06 de janeiro de 2014, o Seconci-MG concederá férias coletivas à maioria do seu corpo funcional. Neste período a entidade funcionará em escala mínima no horário diurno, com alguns serviços da área administrativa e mantendo apenas atendimento odontológico básico e realização de consultas na área de medicina ocupacional, ambos no turno da tarde, das 13:30 às 17:30.

Empresas conveniadas ao PCMSO da entidade deverão ficar atentas aos prazos para realização de exames específicos previstos no desenvolvimento deste Programa, uma vez que no aludido período das coletivas o atendimento será reduzido.