Categorias
Uncategorized

A responsabilidade da organização e os programas de saúde e segurança no trabalho

 Andreia Kaucher Darmstadter*

Recentemente, participei de uma live na qual foi evidenciada a importância da direção das organizações entenderem as alterações de legislação de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) que estão acontecendo em nosso país.

A aplicação de SST  no Brasil deverá  se aproximar muito dos sistemas já aplicados internacionalmente, tornando-se, assim, sujeita a hábitos corretos. Para se ter uma ideia, em alguns países da Europa, a própria direção da organização deve manifestar a sua política de SST em relação aos trabalhadores. Portanto, estes ficam submetidos à política de SST definida, determinada e mantida por parte dessa direção. Um fato ainda incipiente no Brasil,  infelizmente. Mais uma vez, ressalto que as ações de SST são de grande valia na apuração dos resultados financeiros da organização.

O autor de bestsellers de desenvolvimento pessoal, Kamal Ravikant,  além de ter vivido várias experiências –  dentre elas a de ter trabalhado com alguns dos mais brilhantes investidores e engenheiros de Silicon Valley, tem uma fala  que, na minha percepção, combina muito com saúde e segurança no trabalho: “Quando algo vem de dentro, quando é uma parte de você, não há opção a não ser viver e expressá-lo.”

As organizações devem cuidar inclusive da informação e de seus prestadores/consultores de serviço contábil. Muitas vezes, o “RH” das empresas são os contadores, e estes não estão a par das multas por inconsistência nos lançamentos do e-Social, onde serão lançadas informações de SST, mas são os responsáveis pelos envios das informações. Isso leva à pergunta: será que os diretores das organizações e os contadores conhecem os valores dessas multas?

Vamos exemplificar com a multa pelo não envio da CAT:

Todos os eventos de SST do e-Social têm prazos de envios e, desses, o S-2210 (CAT) é o que tem o prazo mais curto, devendo a CAT ser informada ao e-Social até o 1º dia útil seguinte ao acidente pelo Evento S-2210. Caso este lançamento seja realizado por um contador,  este necessitará receber prontamente de prestadores de serviço em SST todos os 21 dados do Evento S-2210, que incluem códigos das Tabelas 13, 14, 15, 16 e 17. Também deverão ser informados os dados por funcionalidades, disponibilizados pelos sistemas de folha, que serão enviados ao e-Social pelo sistema de mensagerias. 

Será também parte da rotina do contador  retornar ao prestador de serviço o número do recibo do arquivo enviado, necessário em caso de retificação da CAT (tags 5 e 6). Ou seja, os contadores e prestadores de serviço terão muito mais trabalho que atualmente  para cumprir toda essa demanda e, na prática, isso significa mais custos. Se acontecer do evento não ser informado à empresa, cliente do contador, esta será a responsável pela multa. Ela simplesmente irá pagar sem contestar? É uma questão para reflexão.  

Possivelmente, o contador dirá que o prestador de serviço não forneceu todos os dados necessários. O sistema de folha talvez diga que deveria ser responsabilidade do contador trabalhar melhor. O prestador de serviço dirá qualquer coisa. E assim, sucessivamente, todos tentarão se esquivar de responsabilidades.

Devemos nos preocupar com as dinâmicas, pois os processos que envolvem contadores, sistemas operacionais de folha e os prestadores de serviço em SST ainda possuem operações desprovidas de “inteligência”, sendo feitas com base em processos “manuais” divergentes das necessidades sistêmicas atuais.

Devemos possuir canais adequados para as trocas de informação, pois funcionalidades disponibilizadas pelos sistemas de folha a serem utilizados por contadores  possuem parametrização desconhecida pelos mesmos. Muitos dos dados são específicos para os prestadores de serviço em SST. As trocas de informação dos itens requeridos pelo Evento S-2210 são essenciais e estão com prestadores de serviço em SST, que, por sua vez, devem repassar aos contadores.

Uma vez criada a dinâmica de troca de informações, estas devem ser precedidas e sucedidas de comprovação de sua realização. A perfeita integração entre os sistemas de folha e os de gestão de SST auxiliará nas dinâmicas, facilitando aos atores se integrarem e conversarem a mesma língua.

Estamos a cerca de quatro meses (Novo e-Social a partir de Junho de 2021) para o início dos envios ao e-Social por empresas do 1º Grupo, e esse aspecto do processo permanece com pouca definição por parte de muitas empresas, que não estão se organizando para motivar e envolver  nenhum dos interessados diretos que são os contadores, os sistemas de folha e os prestadores de serviço.

Lembro que a multa pelo não envio terá variação entre os limites mínimo e máximo dos salários de contribuição, dobrando em caso de reincidência. A partir de 1º/01/2021, os salários de contribuição são de R$ 1.100,00 (limite mínimo) e R$ 6.433,57 (limite máximo).

É importante ressaltar que as ações de SST devem ter o comprometimento da alta direção e de todos os gestores. E para finalizar, vou me apropriar de uma frase de uma professora de filosofia espiritual asiática em L.A, Donna Quesada: “O que podemos mudar são nossas percepções, as quais têm o efeito de mudar tudo.

 * Andreia Kaucher Darmstadter é Supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG e integrou a  Bancada Patronal no Comitê Tripartite Revisor da NR18.

Categorias
Uncategorized

Seconci-MG alerta para a necessidade de seguir reforçando os cuidados de proteção e segurança contra a Covid-19

O Seconci-MG retomou seu funcionamento completo no início deste mês, ainda driblando os efeitos decorrentes da evolução da pandemia de Covid-19. A responsabilidade com os cuidados preventivos para preservação da saúde de seus colaboradores e usuários de seus serviços ainda se faz mais imperiosa, por isso a entidade segue reforçando a atenção para a aplicação e cumprimento das medidas sanitárias – alerta extensivo às suas associadas. 

A vacina contra a Covid-19 chegou e já está sendo administrada. Porém, a pandemia não acabou e a imunização de todos ainda vai demorar, sendo fundamental “não baixar a guarda” e não negligenciar ou mesmo relaxar medidas protetivas como o uso da máscara, a higienização constante das mãos com água e sabão e álcool gel e a manutenção do distanciamento social. Precisamos permanecer vigilantes com os cuidados básicos para evitar a disseminação do novo coronavírus, adaptando e criando mecanismos para o monitoramento dos recursos sanitários de prevenção.

O Seconci-MG vem disponibilizando em seus canais de comunicação com as associadas (site, redes sociais e informativos como o Seconci News) conteúdo, informações e ações voltadas para o enfrentamento da pandemia. A precaução é um compromisso de todos os cidadãos.

Acesse a página Coronavírus, no site do Seconci-MG!

Confira nosso funcionamento:

Não está sendo permitida a entrada e circulação de pessoas sem a máscara, e, para garantir o distanciamento entre os pacientes, foram isoladas algumas cadeiras na recepção e removidos objetos de contato coletivo, como jornais e revistas. Além da disponibilização de álcool em gel em dispensers em todos os ambientes, está sendo aferida a temperatura de pacientes antes do atendimento a ser prestado. Aqueles que apresentarem sintomas sugestivos da Covid-19 (sintomas gripais como tosse, febre, dor de garganta, coriza, e mal estar geral) então sendo orientados a retornarem às suas residências, buscarem teleorientação ou Unidades de Saúde especializadas no diagnóstico da Covid-19. O reagendamento da consulta será feito conforme orientação recebida do profissional de saúde que fez a avaliação clínica do paciente, seguindo protocolos do Ministério da Saúde.

Horário de funcionamento do Seconci-MG: a entidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30, com intervalo para almoço, das 12h às 13h. Os atendimentos nas áreas médicas e odontológica devem ser previamente agendados. Não atendemos emergências na área médica, apenas urgências odontológicas – sendo que o paciente necessitado desta intervenção, deve chegar ao Seconci-MG preferencialmente no início de cada turno de atendimento – às 7h30, 13h e 16h- para que seja possível o encaixe desta consulta.

Agendamento de consultas: verificar a disponibildade de vagas, horários e critérios de marcação através dos telefones (31) 3449-8001, 3449-8002 ou 3449-8003, nos horários de 8h às 12h ou de 13h30 as 17h.     

 Atendimento na Odontologia

Foram retomados os procedimentos (limpeza, polimento, restaurações, retirada de tártaro, canal de dentes anteriores) com redução do número de consultas de cada profissional, respeitando os protocolos exigidos para a prestação do atendimento e as recomendações da legislação específica nesta circunstância de pandemia. Só estão sendo atendidos pacientes que se encaixam nestes protocolos, com avaliação (triagem) prévia.

Está temporariamente suspenso o atendimento odontológico nas obras através das Unidades Móveis Odontológicas (UMOs).

Atendimento na Medicina Assistencial

Estão sendo disponibilizadas consultas médicas nas especialidades de cardiologia, clínica geral, dermatologia, ginecologia, oftalmologia, ortopedia e urologia

Atendimento na Medicina Ocupacional

As empresas contratantes do PCMSO do Seconci-MG (convênio específico) devem retomar o agendamento de seus exames clínicos ocupacionais (Admissional, Demissional, Retorno ao Trabalho, Periódico e Mudança de Função), bem como os respectivos exames complementares. 

Informações, orientações e agendamento de consultas deste setor podem ser feitos pelos telefones: 31- 3449-8040 e 3449-8041 ou através dos e-mails: pcmsoadm@seconci-mg.org.br e pcmsomarcacao1@seconci-mg.org.br

Atendimento na área de Segurança do Trabalho
Estão sendo realizados, sob demanda, os treinamentos Admissional (NR18) e de Trabalho em Altura (NR35) – veja mais informações na seção Seconci-MG Informa.

O Departamento de Segurança do Trabalho mantém os expedientes administrativos  e pode ser contactado pelo telefone (31) 3449-8032 ou através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br, das 7h30 às 11h30.

Atendimento no Serviço Social

O Setor auxilia o usuário da entidade no trâmite do atendimento nela prestado, orientando sobre consultas e exames complementares, bem como sobre o acesso a benefícios da Previdência Social e a serviços disponíveis nas redes de saúde pública e privada. Este Departamento também presta apoio na organização de eventos educativos, como palestras e campanhas de educação em saúde. Contudo, neste contexto de recrudescimento de casos de  Covid-19, o Seconci-MG recomenda evitar a realização de eventos que impliquem em aglomeração de pessoas em um determinado local, por período definido de tempo , que podem amplificar a transmissão do novo coronavírus.

O contato com este setor pode ser feito através dos telefones (31) 3449-8005 ou 3449-8006 ou através dos e-mails social@seconci-mg.org.br e social2@seconci-mg.org.br

Onde buscar atendimento específico para Covid-19

Centro Especializado em COVID-19 (CECOVID Barreiro)
Rua Aurélio Lopes, 20 – Diamante – UPA Barreiro
Funcionamento: todos os dias, 24 horas

Centro Especializado em COVID-19 (CECOVID Centro Sul)
Rua Domingos Vieira, 488 – Santa Efigênia – UPA Centro Sul
Funcionamento: todos os dias, 24 horas

Centro de Doenças Respiratórias/COVID-19 (CDR/COVID)
Rua Padre Pedro Pinto, 175 – UPA Venda Nova
Funcionamento: todos os dias, das 7 às 19 horas.

Mais informações e orientações:

*Prefeitura de Belo Horizonte – Covid
https://prefeitura.pbh.gov.br/saude/coronavirus

*Baixe o aplicativo Saúde Digital MG Covid-19, disponível no Google Play e na App Store, e faça uma autoavaliação, triagem e consulta médica sem sair de casa. Por meio do celular, este aplicativo possibilita a realização de um autoatendimento para covid-19, que pode descartar suspeita de contaminação ou encaminhar o usuário para uma teleconsulta com médicos, enfermeiros e psicólogos da Rede Fhemig.

Categorias
Uncategorized

Fale com nossa Gerente de Relacionamento

O Seconci-MG procura atuar de forma colaborativa e sinérgica com seus mantenedores, beneficiários  e usuários de suas ações e serviços. É um movimento genuíno da entidade no cumprimento de sua função social, que resulta na busca contínua de melhorias nas condições de trabalho, na prevenção de acidentes e na saúde do trabalhador da construção civil.

Para intensificar o diálogo com todos os que afiançam sua atuação e ampliar essa rede de sustentação, o Seconci-MG agregou ao seu quadro de colaboradores a Gerente de Relacionamento com o Mercado, Marcela Pinheiro Rocha. A iniciativa visa potencializar e estreitar o contato com as associadas, bem como buscar novas adesões – apresentando-lhes ou atualizando-lhes sobre as ações, serviços e dinâmica de funcionamento da entidade.

Acreditamos nos benefícios de uma comunicação séria, fluida, transparente e eficiente com nossos associados. Promover e manter um diálogo aberto e direto com as empresas, melhorar a interlocução com as mesmas, nos coloca em sintonia com suas expectativas e dificuldades, facilita e agiliza a solução de eventuais problemas e fideliza o compromisso com o exercício legítimo da responsabilidade social empresarial no segmento da construção civil.

Para conhecer mais sobre o Seconci-MG, sua abrangência de atuação ou esclarecer dúvidas sobre seu funcionamento, agende uma visita ou faça contato pelo telefone (31) 3449-8013 ou através do e-mail marcelapinheiro@seconci-mg.org.br. Nossa Gerente de Relacionamento com o Mercado irá apresentar com mais detalhes informações relevantes sobre nossos serviços, os benefícios e vantagens derivados dos atendimentos que prestamos, além de dar encaminhamento a situações específicas, visando otimizar a utilização da entidade. 

Categorias
Uncategorized

SES-MG lança site sobre Campanha de Vacinação

Com a chegada da vacina, a Secretaria de Estado de Saude de Minas Gerais, a SES-MG, vem desenvolvendo a Campanha de Vacinação Contra Covid-19 no estado. O órgão lançou um site específico para a campanha, com informações sobre a maior operação de imunização da história dos mineiros.

Nele, você irá encontrar dados atualizados sobre a Campanha de Vacinação, como o número de vacinas distribuídas até o momento, quantas doses foram aplicadas, e até informações sobre as remessas recebidas pelo estado. Também é possível fazer o download do Plano Nacional de Vacinação, além de conferir as dúvidas frequentes sobre a campanha e as notícias mais recentes relacionadas ao tema. 

Acesse o site e tire suas dúvidas sobre a vacina!