A edição nº 354 (junho/2021) da Revista Proteção traz o Manual para Seleção de EPI sobre Proteção Contra Quedas, cujo conteúdo destaca a complexidade do trabalho em altura e a necessidade de conhecimento para especificação de equipamentos. O material, que pode ser baixado em PDF, contou com a colaboração técnica da supervisora do Departamento de Segurança no Trabalho do Seconci-MG, Andreia Darmstadter e do técnico de Segurança do Trabalho e especialista em NR35, Marcos Amazonas, que também é diretor técnico na AMZ Equipamentos para Trabalho em Altura.
Existem aspectos da segurança do trabalho que são intransigíveis, como a correta proteção e utilização de equipamentos aplicados aos trabalhos com risco de queda em altura. Todo trabalho em altura deve ser planejado, organizado e executado por trabalhador capacitado e autorizado. Planejamento e organização significam a adoção e manutenção de políticas e práticas prevencionistas – proativas e não reativas. Com relação aos procedimentos operacionais para as atividades em altura, é fundamental que se façam as corretas previsões de escolha dos EPIs.
O Manual para seleção de EPI- Proteção Contra Quedas aborda questões como medidas de segurança que antecedem o trabalho em altura, hierarquia da proteção a ser executada, seleção do Sistema de Proteção Contra Quedas (SPCQ e SPIQ), processo de seleção do EPI mais conveniente, técnicas aplicadas de acordo com a situação e equipamentos adequados. Para acessá-lo, clique no link: https://protecao.com.br/manual-de-epi/manual-para-selecao-de-epi-protecao-contra-quedas/
Capacitação para o Trabalho em Altura no Seconci-MG – Realizado sob demanda pelo Departamento de Segurança no Trabalho, com custo subsidiado para empresas associadas, este treinamento conta com um módulo teórico e outro prático , que acontece em uma torre de treinamento específica, montada na própria sede da entidade. O conteúdo programático desta capacitação aborda normas e regulamentos aplicáveis a este tipo de atividade, bem como os riscos inerentes a ela. Além disso, são reforçadas as medidas de prevenção e controle, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, bem como sua seleção, inspeção, conservação e limitações de uso. O instrutor fala, ainda, sobre os acidentes típicos do trabalho em altura e as condutas apropriadas em situações de emergência, contemplando noções básicas de Primeiros Socorros. Mais informações sobre inscrição, valor do investimento, horário e critérios para sua realização podem ser obtidas no Departamento de Segurança do Trabalho, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h ou até às 13h do dia anterior à data pretendida, pelo telefone (31) 3449-8032 ou através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br.