Com uma palestra para uma plateia reduzida – como determinam os protocolos preventivos relacionados ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, a Dra. Elza Brandão, ginecologista que atende no Seconci-MG, conversou sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero com algumas colaboradoras da Construtora Terrazzas.
O bate-papo aconteceu na última sexta-feira, dia 09 de outubro, na sede da empresa, e teve como objetivo chamar a atenção das mulheres para os temas abordados na campanha Outubro Rosa, sensibilizando-as para medidas de autocuidado, como a realização do autoexame e da mamografia.
Portando máscaras e com o distanciamento físico necessário, as participantes do encontro organizado pela construtora foram alertadas sobre a impossibilidade de prevenir completamente a doença, devido à multiplicidade de fatores relacionados ao seu surgimento e às dificuldades para alterá-los. Contudo, foram estimuladas a se dedicarem ao controle dos fatores de risco e a adotarem hábitos protetores, principalmente aqueles que podem ser modificados.
Quando descoberto em estágios iniciais, as chances de cura do câncer de mama chegam a 95%. Praticar atividades físicas, atentar para a alimentação e a nutrição e evitar a obesidade são alguns cuidados básicos que contribuem para reduzir o risco da mulher desenvolver o câncer de mama, que pode acometer os homens também, por mais raro que seja. Em sua exposição, a Dra. Elza ressaltou que educar-se para o autocuidado é valioso, mas não o suficiente. É importante realizar mamografias periódicas após os 40 anos, e abaixo desta faixa etária quando se tem histórico familiar de câncer. A médica ressaltou ainda a importância de conhecer o próprio corpo, razão pela qual abordou outros aspectos relacionados à saúde integral da mulher.
“Quanto antes melhor” é o slogan da campanha de 2020 da Sociedade Brasileira de Mastologia. De acordo com a SBM, esse cuidado é especialmente importante no momento atual, quando a realização de exames de rotina e de rastreamento, bem como tratamentos, foram afetados pela crise advinda da pandemia. Postergar a mamografia pode impactar sobremaneira o tratamento dos casos confirmados. É preciso retomar o quanto antes os recursos de rastreamento, para evitar casos avançados. Este ano, devido à necessidade de restringir a circulação e aglomeração de pessoas, o Seconci-MG vai priorizar seu engajamento no Outubro Rosa com intervenções virtuais, repercutindo o assunto neste informativo e através de suas redes sociais. A iniciativa principal da campanha é sensibilizar o público alvo sobre a importância dos exames e detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero, portanto faça com que estas informações sejam propagadas. Envolver sua empresa nessa campanha é muito mais que uma ação de marketing. É preocupar-se com a saúde dos colaboradores e também de seus familiares.