Os principais aspectos do Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) na construção civil foram abordados pela Supervisora do Departamento de Segurança no Trabalho do Seconci-MG, Andreia Darmstadter, em palestra realizada, no último dia 06, durante a PROTEMINAS.
A feira mineira de segurança aconteceu entre os dias 05 e 07 de abril, no Expominas BH e possibilitou a exposição e a discussão de tecnologias e atitudes que concorrem para uma gestão bem sucedida na prevenção de acidentes, doenças ocupacionais e na proteção contra incêndios.
Durante uma hora, a supervisora deu uma verdadeira aula sobre a elaboração do PGR, um dos pontos mais importantes da nova NR18, que entrou em vigor em janeiro deste ano e foi resultado de discussões tripartites, tendo sido aprovada pelas três bancadas – governo, trabalhadores e empregadores. Andreia representou a bancada patronal no processo revisional da referida norma, que trata da saúde e segurança no trabalho na indústria da construção e tem por objetivo melhorar a gestão preventiva e as condições laborais. Em sua exposição, para uma plateia atenta e concorrida – mais de 50 participantes – ela enfatizou que a nova NR18 trouxe uma mudança de paradigma, possibilitando mais independência técnica e gerencial aos profissionais de SST e, em contrapartida, maior responsabilidade na condução dos processos.