NRs 18 e 05 serão temas de discussão em live da Fundacentro com participação do Seconci-MG em palestra

Em alusão ao Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, a Fundacentro, a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho – SIT e a Secretaria do Trabalho – ST, no dia 29 de abril, das 9h30 às 12h, promovem evento on-line pelo Canal da Fundacentro no YouTube.

O evento está em consonância com a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho – Canpat, que vem desde a década de 70, realizando ações voltadas à cultura de segurança e saúde no trabalho. Este ano, a Campanha abrange os aspectos da Gestão de Riscos Ocupacionais – GRO, juntamente com o Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR. Também engloba o tema da Organização Internacional do Trabalho – OIT para o 28 de abril de 2022: “Vamos agir em conjunto para construir uma cultura positiva de segurança e saúde no trabalho”.

Sob a coordenação do engenheiro elétrico e de segurança do trabalho e analista em ciência e tecnologia da Fundacentro, Swylmar Ferreira Santos, o dia contará com palestra e mesa redonda. Na oportunidade, depois da abertura do evento, será o lançamento do selo comemorativo dos 50 Anos da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional – RBSO.

Palestra e mesa redonda

O tema “Aplicação prática do PGR/GRO na norma NR-18″ será abordado pela supervisora de Segurança do Trabalho do Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG), Andreia Kaucher Darmstadter.

Em seguida, ocorre a mesa redonda “Visão tripartite sobre a Norma Regulamentadora nº 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa”. A mesa será composta por Mauro Marques Muller, auditor fiscal do trabalho e chefe da Seção de Segurança e Saúde no Trabalho da Secretaria Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul – Segur/SRTb/RS; por Clovis Veloso de Queiroz Neto, coordenador-geral de Relações do Trabalho e Sindical da Confederação Nacional de Saúde – CNSaúde e membro da Comissão Tripartite Paritária Permanente – CTPP; e Wilton Cardoso de Araújo, presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho – Sintest-DF.