A campanha Agosto Dourado, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), incentiva o aleitamento materno: “Apoie a amamentação – faça a diferença para mães e pais que trabalham”.
O Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo ao aleitamento materno, foi instituído em 2017 por lei e a cada ano traz novo tema e campanha. Em 2023, as ações destacam direitos das mães e pais trabalhadores, como licença de até seis meses, intervalo para amamentar durante o horário de trabalho, e estabilidade empregatícia.
Intervalos para amamentação
A mãe tem direito a dois intervalos de meia hora cada durante a jornada de trabalho até que o bebê complete seis meses de idade. Esses intervalos podem ser negociados com o empregador para que sejam mais adequados à rotina da mãe e do bebê.
Sala de apoio à amamentação
É um local dentro da empresa destinado às mulheres trabalhadoras que retornam da licença-maternidade e desejam continuar amamentando seus filhos. Nessa sala, a mulher pode retirar e armazenar o seu leite em condições higiênico-sanitárias adequadas durante a jornada de trabalho.
A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS) é de que os bebês sejam amamentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade.
(Fonte: SES)