O tema é sensível e desconfortável, e impacta as relações interpessoais, tanto no ambiente doméstico, quanto no laboral. E foi essa a motivação do Seconci-MG para abraçar e desenvolver o projeto Construindo Igualdades, em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
O projeto consiste na realização de palestras que versam sobre a violência doméstica e familiar, ministradas por profissionais (juízes, advogados, assistentes sociais, psicólogos, policiais civis e militares etc) que integram uma rede de enfrentamento deste problema social em suas áreas de atuação, e que oportunizam uma reflexão crítica de como ele se manifesta e se perpetua.
Com duração máxima de uma hora, o(a) palestrante aborda aprendizados culturais seculares que sustentam relações desiguais entre os gêneros, abrindo espaço para comportamentos violentos, desrespeitosos, que afetam a convivência, com prejuízos para a saúde mental e para a vida em geral.Na semana de 20 a 24 de novembro, será realizada mais uma edição da campanha “Justiça pela Paz em Casa”, iniciativa que reforça as ações do Projeto Construindo Igualdades. Caso sua empresa tenha interesse em promover uma palestra sobre o tema da violência doméstica, envie uma solicitação para o e-mail social2@seconci-mg.org.br. Nele deverá constar a data e horário pretendidos, local de realização da palestra (obra, sede ou outro espaço definido pela empresa), nº de participantes e contato de um responsável para as tratativas operacionais pertinentes (nome e telefone).
O Departamento de Serviço Social irá articular contatos junto ao TJMG para agendamento e realização da palestra, que é gratuita. Cabe à empresa, se necessário, arcar com o deslocamento (ida e volta) do (a) palestrante até o local da palestra, bem como providenciar recursos audiovisuais. Mais informações pelos telefones (31) 3449-8005 e 3449-8006 , de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.