Dando prosseguimento ao projeto Construindo Igualdades, o Seconci-MG segue levando palestras às obras e sedes de empresas da construção civil, para um debate reflexivo sobre a violência doméstica e familiar, em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), através da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e da Equidade de Gênero, Raça, Diversidade, Condição Física ou Similar (Comsiv).
No dia 16/07, a Construtora Villa Fiore Incorporação recebeu a palestra com o tema “Qual o papel dos homens e da sociedade no combate à violência contra as mulheres”, ministrada pela advogada Keila Freitas, da Comissão de Enfrentamento à Violência Contra Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Minas Gerais (OAB/MG) e integrante do Grupo Mulheres do Brasil.
Ela ressaltou a importância de iniciativas como essa. “A prevenção é o melhor caminho para acabar com a violência contra as mulheres e alcançarmos a igualdade de gênero. Os homens podem ser agentes de transformação”, afirmou.
No dia 23/07, a empresa Viasul Engenharia (foto abaixo) recebeu o juiz titular do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Belo Horizonte, Marcelo Gonçalves de Paula, um dos pioneiros na deflagração do projeto.
O magistrado abordou em sua exposição a violência de gênero e as formas como ela ocorre. “Também informamos sobre as vias de acesso ao Sistema de Justiça para a mulher nessa situação de violência. Falamos, ainda, sobre a questão da masculinidade e as influências do machismo, incluindo os reflexos da sociedade patriarcal e como suas referências repercutem na desigualdade entre homens e mulheres”, disse.
Como participar do Projeto Construindo Igualdades: Envie uma solicitação de palestra sobre o tema “Violência Doméstica e Familiar” para o Departamento de Serviço Social (social2@seconci-mg.org.br). O setor irá encaminhar a solicitação à Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, do TJMG, para que seja verificada a disponibilidade de atendimento do pedido. Na solicitação, informe o endereço do local para a realização da palestra, o número previsto de participantes, a data e horário pretendidos e indique uma pessoa de contato (nome, telefone, e-mail) para as tratativas pertinentes. Esta palestra não tem custo. Cabe à empresa, quando necessário, arcar com o deslocamento (ida e volta) do (a) palestrante e, se possível, com recursos audiovisuais.
(Com informações do TJMG)